Conmebol cria tribunal arbitral para resolver recursos de jogadores e clubes
Promotor do Uruguai quer que Conmebol
Nicolás LeozA Conmebol anunciou nesta sexta-feira a criação do Tribunal Arbitral do Futebol Sul-Americano (TAFS), que terá como principal função resolver os pedidos de recursos feitos por jogadores e clubes contra as decisões emitidas pela entidade.
O tribunal, que terá sua sede em Assunção, é fruto do convênio de prestação de serviços assinado entre a Conmebol e o Centro de Arbitragem e Mediação do Paraguai.
Segundo a informação publicada no site da confederação, o TAFS também poderá recolher apelações de associações nacionais e diretores, além de resolver litígios sobre as relações contratuais e regulamentos vinculados ao futebol.
Porém, está fora de seu controle qualquer decisão sobre doping, que continuarão sendo competência da Corte Arbitral do Esporte (CAS), com sede em Lausanne, na Suíça.
A Conmebol cita como vantagens do novo tribunal sua proximidade dos países-membros, o uso do espanhol como idioma comum e um custo menor em relação ao que se paga em outras instâncias arbitrais.
De acordo com a entidade, a criação do TAFS representa um grande passo para garantir a segurança jurídica de suas atuações e a transparência na gestão do futebol sul-americano.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.