Contra desconfiança, Júlio César afirma: “Estou melhor do que em 2010”

  • Por Jovem Pan
  • 27/05/2014 14h04
Gaspar Nóbrega/Vipcomm Júlio César concede entrevista coletiva na Granja Comary

Campeão da Liga dos Campeões da Europa pela Internazionale em maio de 2010, o goleiro Júlio César chegou à última edição da Copa do Mundo como um dos principais jogadores de sua posição no cenário internacional. Entretanto, uma falha na derrota por 2 a 1 diante da Holanda, nas quartas de final, teve papel fundamental na eliminação da Seleção e abalou a confiança dos torcedores em seu potencial.

Quatro anos após o revés diante dos holandeses, Júlio César novamente é titular absoluto do Brasil. No entanto, a história é diferente do que foi na África do Sul e o experiente goleiro, de 34 anos, chega sob desconfiança de alguns torcedores, principalmente por estar defendendo o Toronto FC. O próprio atleta reconheceu a pressão existente, mas mostrou crer em bom desempenho na próxima Copa do Mundo.

“Eu chego muito melhor do que há quatro anos. Em 2010, alguns me consideravam o melhor goleiro do mundo, mas hoje me sinto muito mais preparado. É sempre necessário tirar alguma coisa positiva das adversidades, e foi isso que tentei fazer. Superei muitas coisas para estar aqui hoje. Chego bastante questionado, mas feliz por disputar outra Copa, principalmente no Brasil. O que combinei comigo mesmo, aconteceu”, afirmou.

No Mundial de 2010, o Brasil mostrava grande desempenho diante da Holanda e triunfava por 1 a 0, mas Sneijder, em falha do sistema defensivo após cobrança de escanteio, empatou. Já na etapa complementar, quem errou foi Júlio César, que se antecipou em saída de gol e permitiu que o camisa 10 adversário novamente balançasse as redes. Com isto, contando também com expulsão do volante Felipe Melo, a Seleção acabou eliminada.

Após o fracasso em território sul-africano, o goleiro ainda fez parte do grupo que também sofreu revés na Copa América de 2011. Enfrentando problemas com Internazionale e, posteriormente, Queens Park Rangers, o atleta perdeu espaço no grupo comandado por Mano Menezes e disputou apenas um amistoso em 2012.

A grande mudança para Júlio César ocorreu quando Luiz Felipe Scolari foi escolhido para substituir o demitido Mano Menezes, em novembro de 2012. Com isto, o goleiro reassumiu posição de titular e foi um dos destaques da equipe na conquista da Copa das Confederações, defendendo pênalti cobrado pelo uruguaio Diego Forlán nas semifinais.

“Eu tenho que acreditar em mim, sei o quanto posso acrescentar ao grupo. A Copa das Confederações trouxe uma força muito importante para mim. É normal que exista pressão, mas estou me preparando diariamente. Esta é minha terceira e, talvez última oportunidade. Espero ganhar não para pagar uma divida, e sim para obter realização pessoal”, completou o jogador, que ainda disputou a edição de 2006, na Alemanha.

Atuando pelo Toronto FC desde fevereiro deste ano, o camisa 1 readquiriu ritmo de jogo e disputou sete partidas, todas como titular e pela Major League Soccer (MLS). Na Copa do Mundo deste ano, será uma das principais lideranças do elenco comandado por Felipão, sendo, inclusive, o membro mais velho.

“Foi uma preparação excelente, em um clube muito estruturado. É uma liga menos técnica, mas acredito que em minha posição não interfere tanto. Eu saí de lá muito chateado, pois tomei nove gols em sete partidas. O preparador de goleiros que tenho lá é um dos melhores que já tive na minha carreira. Estou muito bem preparado para Copa”, encerrou.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.