Convocada, Seleção não terá jogador campeão pela primeira vez desde 1994

  • Por Bruno Olivera/ Jovem Pan
  • 08/05/2014 08h57
EFE/ Antonio Lacerda. Luiz Felipe Scolari divulgou lista de convocados para próximos jogos da Seleção

Em busca de seu sexto título da Copa do Mundo, o Brasil teve sua lista de 23 convocados divulgada pelo treinador Luiz Felipe Scolari nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro. E, contando com protagonistas ainda inexperientes neste torneio, como o atacante Neymar e o meio-campista Oscar, o grupo da Seleção não terá nenhum jogador campeão mundial pela primeira vez desde 1994.

Atual coordenador técnico da equipe nacional, Carlos Alberto Parreira não convocou nenhum campeão mundial em 1994, já que o Brasil havia triunfado pela última vez em 1970, no México. Naquele ano, porém, nos Estados Unidos, a Seleção encerrou o jejum de títulos ao superar a Itália nos pênaltis e chegou ao tetracampeonato.

Desde a conquista do troféu em território norte-americano, o Brasil sempre contou com, pelo menos, um atleta campeão mundial em seu elenco para Copa do Mundo. Em 1998, os tetracampeões Taffarel, Aldair, Cafu, Dunga, Leonardo, Bebeto e Ronaldo integraram o elenco convocado por Mário Jorge Lobo Zagallo, que sucumbiu por 3 a 0 diante da França na final da competição. Mauro Silva e Romário foram lembrados, mas acabaram cortados por lesão.

Já em 2002, quando a Seleção chegou ao pentacampeonato na edição da Coreia do Sul e Japão, Cafu e Ronaldo também fizeram parte do grupo verde amarelo. Em 2006, na Alemanha, o lateral direito e o centroavante novamente figuraram na lista de convocados, assim como outros oito campeões em território asiático: Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Roberto Carlos, Dida, Rogério Ceni, Ricardinho, Lúcio e Gilberto Silva.

Em 2010, na África do Sul, o treinador Dunga apostou em renovação e optou por não convocar boa parte do elenco que fracassou diante da França nas quartas de final na edição anterior. Entre os campeões, apenas o zagueiro Lúcio, o volante Gilberto Silva e o meio-campista Kaká foram mantidos no grupo, enquanto o volante Kleberson, membro do plantel pentacampeão, recebeu nova oportunidade. O resultado, porém, foi nova derrota nas quartas de final, desta vez diante da Holanda.

Para a edição deste ano, o treinador do pentacampeonato, Luiz Felipe Scolari, convocou apenas seis jogadores que já disputaram uma Copa do Mundo: Júlio César (2006 e 2010), Daniel Alves (2010), Maicon (2010), Thiago Silva (2010), Ramires (2010) e Fred (2006). O goleiro, inclusive, é o atleta mais experiente do elenco, com 34 anos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.