Atual campeã, Alemanha é surpreendida por México e estreia com derrota
A Alemanha, atual campeã mundial, iniciou a sua participação na Copa do Mundo da Rússia neste domingo (17) de uma maneira surpreendente. A seleção que em 2014 venceu o Brasil por 7 a 1 nas semifinais e se tornou tetracampeã diante da Argentina, acabou sendo derrotada pelo México pelo placar de 1 a 0.
Os comandados de Joachim Löw sofreram com o contra-ataque mexicano durante os 90 minutos, pressionaram até o fim, tentaram de todas as maneiras chegar ao empate, mas pararam na ansiedade e na falta de pontaria. Alheio a isso, os mexicanos dirigidos por Juan Carlos Osorio souberam suportar a pressão adversária e fizeram a festa no estádio Lujniki, em Moscou.
Com o resultado, o México assume a liderança do grupo F e deixa a Alemanha para trás – Suécia e Coreia do Sul, outras equipes da chave vão se enfrentar nesta segunda-feira (18). Os mexicanos voltam a jogar no sábado (23), diante da Coreia do Sul, ao meio-dia, em Rostov. No mesmo dia, às 15 horas, a Alemanha pega a Suécia, em Sochi.
O jogo
O duelo começou em ritmo acelerado. A primeira chance de gol aconteceu logo no primeiro minuto, com Lozano. O camisa 22 recebeu dentro da área e foi travado por Boateng no momento da finalização. Na sequência, a Alemanha chegou com Timo Werner, que foi acionado no lado direito da área e bateu de primeira, para fora.
Aos poucos, a Alemanha passou a valorizar a posse de bola, enquanto o México, bem postado em seu campo de defesa, aguardava o momento certo para armar o contra-ataque. A ideia dos mexicanos demorou, mas deu resultado, mesmo com o susto sofrido aos 15 minutos, quando Kimmich levantou na área e Ayala, ao cortar, quase mandou a bola para o próprio gol.
Na primeira oportunidade de contra-atacar, aos 19, Chicharito desperdiçou. O atacante foi acionado no lado esquerdo do ataque, porém ao entrar na área e ficar de frente com Neuer, perdeu o tempo da bola e deixou os defensores alemães se recuperarem.
Aos 31, na segunda chance, o camisa 14 iniciou a jogada e passou para Lozano. O atacante recebeu pelo lado esquerdo, avançou e ao entrar na área, cortou para a perna direita e bater no canto de Neuer. O alemão se esticou, mas não alcançou, para a alegria dos mexicanos.
O gol abalou os alemães, que passaram a errar passes no meio de campo e chegar com menos frequência ao gol de Ochoa. A única chance dos atuais campeões mundiais no primeiro tempo aconteceu aos 39, com Kross cobrando falta. O camisa 8 mandou a bola no travessão, levando muito perigo.
Os times voltaram sem mudanças para a etapa final. A Alemanha, entretanto, em busca do empate, adiantou sua marcação, jogando praticamente toda no campo de ataque, e passou a pressionar o México. Mas, assim como aconteceu nos minutos finais do primeiro tempo, os alemães seguiram errando muito.
Mesmo com toda a experiência e tradição, a seleção de Joachim Löw não conseguia furar a defesa mexicana através do toque de bola. E quando chegava, por cima ou com chutes de longa distância, a Alemanha parava em Ochoa e na falta de pontaria de seus jogadores, como Kimmich e Özil que mandaram duas boas chances para fora.
O México, ainda mais acuado em seu campo de defesa, teve dificuldade para armar novos contra-ataques. Restou ao técnico Juan Carlos Osorio colocar Rafael Marquez para tentar segurar a vantagem. E o zagueiro de 39 anos, que disputa a quinta Copa do Mundo na carreira, foi bem.
Com a proximidade do término da partida, a Alemanha se desesperou e foi toda para cima. Marco Reus e Mário Gómez entraram em campo, mas com uma certa desorganização, os atuais campeões mundiais seguiram com dificuldades e não conseguiram chegar ao gol do empate no estádio Lujniki.
Ouça o gol da partida:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.