Bizarrice na Copa: Japão perde para Polônia, mas se classifica por causa da quantidade de cartões amarelos
A Copa do Mundo de 2018 teve um acontecimento totalmente inusitado e bizarro nesta quinta-feira (28): a seleção do Japão se classificou para as oitavas de final por ter levado menos cartões amarelos que Senegal. A equipe asiática perdeu para a Polônia por 1 a 0 e portanto ficou com 4 pontos, assim como Senegal. Em quase todos critérios de desempate os times ficaram iguais: saldo de gols, gols feitos e confronto direto. Então o critério de disciplina foi aplicado e Japão se classificou por tomar 4 cartões amarelos apenas, enquanto os senegaleses levaram 6.
Japão ficou em segundo lugar no Grupo H. A Colômbia bateu Senegal e avançou na liderança, com 6 pontos. Agora as equipes esperam a definição do Grupo H, que terá jogos nesta quinta, às 15h (de Brasília). Os adversários de Colômbia e Japão podem ser Bélgica e Inglaterra.
Japão e Polônia fizeram um jogo morno e equilibrado desde o início, com muitas disputas no meio-campo, mas pouca inspiração no ataque. Os japoneses até criaram uma pressão no início, com finalizações perigosas de Okazaki, Muto e Sakai. Mas faltou pontaria.
Depois a Polônia conseguiu se impor fisicamente e teve mais posse de bola. Como joga com 3 zagueiros, o time dá bastante liberdade para os alas e cria muitas jogadas para cruzamentos. Em um deles Grosicki quase marcou de cabeça, mas Kawashima fez ótima defesa e evitou o gol.
Um dos melhores jogadores do Japão era Usami. Aos 33min do 1º tempo, ele arriscou um chute cruzado que deu trabalho para Fabianski pegar. Aos 7min do 2º tempo, ele ia mandar a bola no gol, mas o chute foi desviado no meio do caminho.
Porém mais uma vez o Japão levou a pior em um cruzamento para área. Após cobrança de falta de Kurzawa para área, o zagueiro Berdnarek apareceu sozinho e finalizou chutando a bola para a rede.
O Japão tentou partir para o ataque, mas mostrou nervosismo e erros lances simples, inclusive domínios de bola. A Polônia passou a ter contra-ataques e quase marcou com Lewandowski, aos 29min. Ele recebeu bom passe na área, mas chutou para longe, decepcionando mais uma vez na Copa. Artilheiro no Bayern de Munique, ele não fez gol nesta Copa.
Quando aconteceu gol da vitória da Colômbia no outro jogo do grupo, a seleção do Japão passou a jogar como se estivesse vencendo: recuou as linhas de marcação e, quando teve a bola, tocou sem pressa no campo de defesa. A Polônia também aceitou passivamente esse andamento do jogo. A torcida vaiou as seleções, mas o placar não mudou e manteve a bizarrice na Copa.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.