Croácia vence no fim, mantém 100% de aproveitamento e elimina a Islândia
Já classificada para as oitavas de final, a Croácia entrou em campo na Arena Rostov, nesta terça-feira (26), para encarar a Islândia com um time praticamente reserva. E mesmo assim a não decepcionou. A seleção do leste europeu venceu uma das sensações da Copa do Mundo por 2 a 1, com um gol nos minutos finais e manteve o 100% de aproveitamento.
Com o primeiro lugar do grupo D garantido, a Croácia vai encarar a Dinamarca na próxima fase do mundial. Já a Islândia, que chegou a última rodada da fase de grupos com chance de se classificar, acabou se despedindo com apenas um ponto, na última posição da chave, que ainda contava com Argentina, que bateu a Nigéria e segue na competição.
O jogo
Com uma formação alternativa, a Croácia entrou em campo em busca da manutenção da liderança do grupo D. Tanto, que a seleção comandada pelo treinador Zlatko Dalic optou por trocar passes no meio de campo e envolver a Islândia nos minutos inicias. E a ideia deu certo, pelo menos até aos 30.
Os islandeses, que precisavam da vitória para avançar as oitavas de final da Copa do Mundo, chegaram pela primeira vez ao ataque somente aos 32 minutos. Gunnarsson arremessou o lateral para dentro da área e Magnússon surgiu entre os zagueiros croatas para cabecear e assustar Kalinic.
O goleiro colocou a bola para escanteio. Na cobrança, Magnússon apareceu novamente pelo alto para cabecear. Mas, dessa vez o lateral mandou para fora, ao lado da trave esquerda de Kalinic.
Os dois lances fizeram com que a Islândia tomasse o controle da partida. Com uma troca de passes mais acelerada, os nórdicos passaram a pressionar a Croácia nos minutos finais. A melhor chance veio aos 41, quando Sigurdsson tabelou com Finnbognason e bateu colocado. A bola passou rente a trave esquerda da Croácia.
A Islândia manteve a postura na etapa final. Mas, quem assustou nos primeiros minutos foi a Croácia. Aos cinco, Badelj arriscou de longe e mandou uma bomba no travessão. Na sequência, aos sete, o volante teve mais uma oportunidade de finalizar e não decepcionou. Após boa jogada pela esquerda, a bola sobrou dentro da área e Badelj bateu para estufar a rede.
Em desvantagem, os islandeses não demoraram para responder. E a resposta veio pelo alto. Aos 10, em uma cobrança de escanteio, o zagueiro Ingason ganhou na disputa da marcação e cabeceou no travessão, assustando Kalinic, que só olhou.
O lance acordou a torcida da Islândia, que começou a fazer muito barulho nas arquibancadas da Arena Rostov. As famosas palmas de trovão empurraram os nórdicos em busca da reação, mas a seleção comandada pelo técnico Heimir Hallgrímsson demorou para chegar novamente ao gol croata.
Mas, quando chegou, aos 29, os islandeses conseguiram igualar o marcador. Sigurdarson, que havia acabado de entrar em campo, tentou cruzar na área e Lovren cortou com o braço. Pênalti claro, marcado pelo árbitro sem ajuda do VAR. Na cobrança, o meia Sigurdsson mandou a bola no alto, sem chance para Kalinic.
O empate não garantia a classificação da Islândia, que seguiu no ataque em busca da virada. E com a proximidade do término da partida, o desespero tomou conta dos nórdicos, que acabaram errando uma saída de bola e foram castigados aos 44 minutos. Perisic foi o autor do gol que pôs fim ao sonho dos islandeses de avançarem no mundial.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.