Estudo matemático belga dá a Brasil 61% de chances de ganhar da Bélgica

  • Por EFE
  • 06/07/2018 10h13
EFEBrasil é considerado favorito contra Bélgica

Um estudo matemático realizado pela Universidade de Gent afirma que o Brasil tem 61% de chances de eliminar hoje a Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, informou o jornal local “Het Nieuws Blad”.

Para obter o resultado, pesquisadores belgas e alemães desenharam um algoritmo que levou em conta, entre outras coisas, a população dos dois países, a idade média dos jogadores, a experiência do técnico e a colocação das seleções no ranking mundial da Fifa.

Segundo o jornal belga, para determinar a importância destes aspectos analisaram a repercussão destes fatores nas edições anteriores da Copa.

“O estudo é uma combinação de estatísticas e inteligência artificial”, declarou o professor de Universidade de Gent Christophe Ley, acrescentando que seu modelo simulou a partida 100.000 vezes para fazer o prognóstico, que dá ao Brasil de Neymar 61% de chances de vencer a seleção belga.

“Na realidade, 60-40 nem sequer é um prognóstico tão ruim”, acrescentou o professor Ley, que participa da pesquisa.

O mesmo algoritmo, apesar disso, predisse que a seleção espanhola era a favorita ao começo da Copa, mas “La Roja” caiu nas oitavas de final ao perder para a Rússia.