Mascote da Copa do Mundo, Zabivaka é o astro das vendas na Rússia

  • Por EFE
  • 13/06/2018 11h57 - Atualizado em 13/06/2018 11h58
  • BlueSky
EFE/EPA/FRIEDEMANN VOGEL Pessoas costumam posar para fotos com Zabivaka gigante em Sochi

O lobo Zabivaka, mascote da Copa do Mundo da Rússia, é o grande astro das lojas que vendem produtos oficiais do torneio, que começará nesta quinta-feira (14).

“O boneco do Zabivaka é o que mais vende. E as camisas com imagens dele também são as mais procuradas”, contou Angélica, balconista de uma loja na rua Arbat, uma das mais famosas de Moscou.

As lembranças oficiais da Copa ocupam um lugar privilegiado neste ponto de venda recém-reformado que fica no centro histórico da capital da Rússia e que se destaca pela grande variedade de mercadorias.

Além de bonecos de pelúcia e de plástico com o lobo, que usa bermuda e óculos esportivos jogando futebol, Zabivaka está representado em diversos outros produtos: bonés, mochilas, xícaras, bolsas, adesivos, chaveiros, ímãs e bolas de futebol.

Na Rússia, o lobo já se tornou um personagem popular em histórias infantis, e também é o protagonista de um dos desenhos animados mais conhecidos do país.

O logotipo oficial da Copa, em vermelho, a cor russa por excelência, e a figura de um jogador de futebol com os braços erguidos em sinal de vitória, é outra imagem que faz sucesso entre os produtos licenciados.

Uma camisa vermelha com o logotipo chama a atenção de dois jovens russos que entram na loja de Arbat. “É a primeira vez que fazem uma Copa do Mundo no nosso país. É algo que acontece uma vez na vida. Acho que mostraremos estes objetos para os nossos filhos e netos dentro de muitos anos”, afirmou Ilia, um dos jovens que acabou não comprando nada, mas garantiu que voltará para adquirir um produto.

Como não poderia ser diferente, bolas de futebol também ocupam um lugar de destaque nas vendas. A Telstar 18, feita pela Adidas especialmente para a Copa, está entre os itens mais procurados. Ela foi inspirada na Telstar de 1970, a primeira bola criada pela marca para a Copa do Mundo.

Além dos itens de decoração, a Fifa colocou à venda um arsenal de uniformes oficiais da Copa do Mundo e das seleções que disputarão o torneio. São produtos como chuteiras, tênis, chinelos, camisas, mochilas, malas, bonés, casacos, calças e uniformes das seleções, que somam mais de 300 itens em um desfile que deixa evidente que, além do futebol, a Copa do Mundo é também um grande negócio.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.