Neymar comprova teoria do 4º jogo e mostra evoluções técnicas, físicas e emocionais

  • 02/07/2018 17h11
EFE Neymar tem corrido mais a cada jogo na Copa

Em 3 de junho, Neymar fez um golaço em amistoso do Brasil contra a Croácia, mas o técnico Tite deixou um alerta. Ele disse que o atacante não estava 100% fisicamente e que só chegaria ao nível máximo no quarto jogo da Copa do Mundo de 2018. Parecia cautela demais, mas virou verdade, afinal foi exatamente na quarta partida que Neymar mostrou toda qualidade e foi eleito o melhor do jogo na vitória contra o México.

A Copa não começou fácil para Neymar. Ele jogou mal contra a Suíça e foi bastante criticado principalmente por causa do excesso de jogadas individuais. Contra a Costa Rica, ele melhorou, mas mostrou nervosismo na frente do gol e até descontrole emocional – tanto que chorou pouco depois de fazer um gol. A primeira boa atuação de Neymar na Copa foi na vitória contra a Sérvia. Ele não foi decisivo, mas mostrou que realmente estava evoluindo.

Números desses jogos mostram tal evolução. De acordo com o site “WhoScored”, na partida contra a Suíça ele só deu 4 chutes para o gol. Na partida seguinte melhorou, foram 5. E nos outros 2 jogos foram 7. O número de passes para finalizações aumentou ligeiramente. De 3 no jogo contra a Costa Rica foi para 5 contra o México.

Dados da Fifa mostram a evolução física de Neymar. Ele tem corrido mais a cada jogo: primeiro fez 9,1km, depois 9,4km e aumentou para 9,7km nas partidas contra Sérvia e México.

E além das evoluções técnicas e físicas, Neymar também pode comemorar uma melhora emocional. O técnico Tite foi questionado sobre isso nesta segunda-feira e elogiou: “ele está melhorando nesse aspecto também. Tem que ficar focado, não gastar energia em outras situações que não seja jogar. O negócio dele é jogar. Ele gosta do drible e é muito ágil”.

Aquele golaço contra a Croácia criou a ilusão de que Neymar já estava pronto para Copa. O passar do tempo mostrou que Tite estava certo. Era preciso ter cautela. Agora não precisa mais. A expectativa está lá no alto. O aspecto emocional será decisivo para Neymar corresponder a essas expectativas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.