Quem é Ismaily, lateral-esquerdo convocado pela 1ª vez por Tite?

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2018 10h52 - Atualizado em 20/03/2018 22h06
  • BlueSky
Ismaily tem 28 anos e desde 2013 defende o Shakhtar Dontesk, da Ucrânia

Apesar de inédita, não foi surpreendente a convocação de Ismaily para o lugar do lesionado Alex Sandro na Seleção Brasileira. O lateral-esquerdo do Shakhtar Donetsk foi observado in loco por Tite e Edu Gaspar em dezembro do ano passado e voltou a ser acompanhado há algumas semanas pelos analistas Fernando Lázaro e Matheus Bachi. Ele integrará o grupo que enfrentará Rússia e Alemanha nos amistosos de 23 e 27 de março, respectivamente.

Nascido em Ivinhema, Mato Grosso do Sul, Ismaily tem 28 anos e passagem de pouco destaque pelo futebol brasileiro. O jogador se transferiu ainda jovem, aos 19 anos, a Portugal e, em 2013, foi contratado por 4,5 milhões de euros pelo Shakhtar.

Desde então, consolidou-se como titular da lateral-esquerda da equipe ucraniana e angariou a primeira convocação à Seleção em um momento crucial, a poucos meses da Copa.

Tricampeão ucraniano e da Copa da Ucrânia, Ismaily faz boa temporada no Shakhtar. Ele disputou 32 jogos como titular e marcou quatro gols – incluindo um na vitória por 2 a 1 sobre o Manchester City, pela primeira fase Liga dos Campeões da Europa. Oito destas partidas foram justamente pelo torneio continental, incluindo as duas contra a Roma, pelas oitavas de final, que foram acompanhadas in loco por Fernando Lázaro e Matheus Bachi – o time ucraniano fez confronto duro, mas foi eliminado na Itália.

No último domingo, o lateral-esquerdo marcou um dos gols da vitória do Shakhtar por 3 a 0 sobre o Mariupol, pelo Campeonato Ucraniano. 

Como joga Ismaily?

Ofensivo, Ismaily é dotado de boa técnica e explosão. Apoia bem e, ao mesmo tempo em que abre o campo pisando na linha lateral, gera profundidade com suas velozes ultrapassagens.

Ele, por sinal, iniciou a carreira jogando como atacante no time da sua cidade, o Ivinhema Futebol Clube – logo no 1º ano como profissional, foi campeão estadual e vice-artilheiro da competição com 11 gols.

O bom desempenho lhe rendeu transferência ao Desportivo Brasil, de São Paulo, e breve empréstimo ao São Bento, também do interior paulista. Foi na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2009, porém, que o então jovem de 19 anos, já de volta ao Desportivo Brasil, começou a atuar como lateral-esquerdo.

Nem um ano depois, ele já estava no Estoril, da segunda divisão de Portugal. A passagem pelo futebol lusitano teve mais brilho e, em quatro temporadas, ele passou por Olhanense e Braga antes de ser contratado pelo Shakhtar, em 2013 – há dois anos, o clube ucraniano renovou o seu contrato por mais cinco temporadas.

O ponto fraco do jogo de Ismaily, que tem sido trabalhado desde que ele chegou à Ucrânia, é o poder de marcação. Mais parecido com Alex Sandro do que com Filipe Luís, o lateral-esquerdo sul-mato-grossense ainda não defende tão bem quanto ataca.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.