Rússia teve menos posse de bola que Arábia Saudita, mas mostrou melhor pontaria e jogo aéreo

  • Por Jovem Pan
  • 14/06/2018 17h19 - Atualizado em 14/06/2018 17h34
  • BlueSky
EFE/José Méndez Dzyuba (esq.) fez um dos 3 gols que saíram de jogadas aéreas

O primeiro jogo da Copa do Mundo de 2018 teve uma curiosidade: a Arábia Saudita ficou com a bola por mais tempo do que a Rússia, mas mesmo assim foi goleada por 5 a 0. O time da casa fez festa em Moscou porque foi mais eficaz nas finalizações e muito superior no jogo aéreo. Os números são do site “Who Scored”.

Na média total do jogo, a Arábia Saudita ficou com a bola por 61,3% do tempo de jogo. O time asiático também trocou muito mais passes do que os russos: 472 a 282. A maioria desses toques foi certa (81%), mas pouco produtiva, pois a Arábia só conseguiu finalizar 6 vezes no jogo. A Rússia chutou quase 3 vezes mais, 14 ao todo.

E nesse ponto aparece o principal ponto forte da Rússia: os jogadores acertaram metade desses 14 chutes no gol, sendo que 5 entraram. Já a Arábia não acertou sequer uma finalização na direção do goleiro russo Akinfeev.

Outra estatística que chama atenção é a vantagem russa no jogo aéreo. O time da casa venceu 74% dos lances de cabeça. E isso fez diferença nos 3 setores do campo: na defesa a Rússia espantou quase todas bolas cruzadas na área; no meio-campo isso serviu para o time criar jogadas, como no segundo gol de Cherysev, que começou com uma “casquinha” de Golovin na bola; e no ataque saíram 2 gols de cabeça, de Gazinskiy e Dzyuba.

A força física dos russos foi uma grande vantagem contra os árabes durante os 90 minutos. Mas nos próximos jogos o time enfrentará duas equipes mais fortes, Egito e Uruguai, portanto será necessário buscar mais pontos fortes e qualidades para vencer.

Confira a cobertura completa da Copa do Mundo 2018

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.