Tite espera jogo bonito contra Bélgica e revela que é contra disputa por pênaltis

  • Por Jovem Pan
  • 05/07/2018 10h49 - Atualizado em 05/07/2018 14h48
EFE/EPA/ROBERT GHEMENT Tite está se preparando para possíveis surpresas da Bélgica

Um dia antes do confronto entre Brasil e Bélgica nas oitavas de final da Copa do Mundo, o técnico Tite comentou as expectativas sobre a partida. Ele afirmou que deve ser um grande jogo, com futebol bonito das duas equipes, mas temeu a disputa por pênaltis. Ele inclusive é contra esse tipo de desempate no futebol.

“Batida de pênalti é o cão. Para mim, como técnico, um jogo de futebol não poderia terminar em penalidades máximas. Não vejo ali um atributo que te credencia. Outra forma? Não sei”, declarou Tite, que faz o Brasil treinar pênaltis no dia a dia: “treina-se sim, porque batida de pênalti é tecnica desenvolvida associada a controle emocional”.

O técnico do Brasil elogiou a Bélgica e mostrou o que espera da partida: “o poder criativo da Bélgica é muito forte, tem qualidade, vai ser um grande jogo, duas equipes que primam por um futebol bonito, cada um com suas características. Bélgica tem valores individuais, um grande técnico, uma grande campanha. Vai ser um grande jogo”.

O auxiliar técnico Cleber Xavier disse que o Brasil está se preparando para possíveis surpresas na escalação da Bélgica, como as entradas de Fellaini no ataque e Chadli no meio-campo: “Fellaini entrou no último jogo na mesma função do Mertens, mas com características diferentes. O Chadli é mais potente pelo lado no lugar do Carrasco. Com exceção do jogo contra a Inglaterra, em que usou equipe alternativa, Bélgica repetiu padrão e fez ajustes nas modificações. Estamos preparados para todas as situações e estudamos bem a Bélgica, assim como ela nos estudou. É um jogo ainda mais decisivo, contra uma grande seleção, procuramos observar mais, são horas e horas para que os atletas tenham tudo mastigado”.

Já o Brasil não terá grandes mudanças, como esperado. Marcelo voltará a ser titular no lugar de Filipe Luís por ter se recuperado fisicamente, e Fernandinho entrará na vaga do suspenso Casemiro. Fora isso, Tite explicou que não trocará Gabriel Jesus por Roberto Firmino por enquanto: “a versatilidade do Gabriel nos permitiu ajustar a equipe, e todos os atletas têm sido decisivos. O Firmino é dessa forma. Depois do jogo contra a Sérvia, quando nos classificamos, tenho o hábito de abraçar cada um e não falo muito porque vestiário não é hora. Abracei Firmino e disse que ele merecia ter entrado, mas técnico tem que saber ler a necessidade do jogo. Ele disse: ‘professor, estou feliz pra caramba’. Há atletas com características diferentes e importâncias iguais, que em algum momento possam jogar”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.