Veja como estão jogadores que brigam por vagas restantes na convocação de Tite para Copa do Mundo

  • Por Jovem Pan
  • 09/05/2018 08h00 - Atualizado em 09/05/2018 08h09
CBF/Divulgação Tite, seleção brasileira, seleção Tite tem 18 jogadores praticamente convocados

Durante os últimos meses, viajando pelo mundo e marcando presença em estádios, Tite fez as últimas observações para definir quem vai jogar a Copa do Mundo de 2018 pela Seleção Brasileira. Ele precisa resolver 5 grandes mistérios até a próxima segunda-feira (14) e recebeu boas e más notícias.

Com algumas dicas dadas pela comissão técnica do Brasil, é possível interpretar que as grandes dúvidas sobre a convocação de Tite são no gol, na lateral direita, na zaga e em duas vagas do setor ofensivo. Os acontecimentos dos últimos meses ajudaram Tite a tomar decisões sobre o 3º goleiro e o 4º zagueiro. Mas nas outras posições as dúvidas só aumentaram.

Goleiro: Cássio, Neto ou Vanderlei?

Quando o ano começou, havia um grande clamor por Vanderlei, do Santos. Em março, quando fez convocação para 2 amistosos, Tite chamou Neto, do Valencia. Os dois seguem bem em seus clubes.

Mas atualmente tudo indica que Cássio ficará com a 3ª vaga. Além de contar com a confiança do técnico, ele se destacou demais recentemente. Foi decisivo no Campeonato Paulista, foi bem em jogos grandes da Copa Libertadores e só sofreu 3 gols em 4 jogos do Brasileirão. A experiência dele pode fazer diferença.

Zaga: Gil, Jemerson, Pedro Geromel ou Rodrigo Caio?

Divulgação Grêmio FBPA

Os acontecimentos da temporada facilitaram a missão de Tite. Jemerson e Rodrigo Caio tiveram atuações ruins recentemente nos clubes. Gil jogou pouco no Campeonato Chinês e até tem chances, tanto que foi observado pela comissão técnica do Brasil neste domingo (6), mas não está 100% fisicamente e tem jogado em um nível de exigência menor.

Quem realmente tem chamado atenção é Pedro Geromel, com boas atuações desde a campanha do título na Copa Libertadores de 2017 até os jogos importantes que o Grêmio já disputou neste ano. Ele foi convocado em março e pinta como favorito.

Lateral direita: Daniel Alves, Danilo, Fagner ou Rafinha?

fagner, seleção,

Há meses é a pior posição para Tite escalar. E nesta terça-feira (8) a situação só piorou, por causa da possível lesão grave de Daniel Alves. Ele ainda será avaliado para saber a gravidade do problema, mas corre risco de não ter condições de jogar na Rússia.

Fagner também sofreu uma lesão, mas é muscular, provavelmente mais leve. Porém ainda não voltou a jogar e nem há um prazo estipulado para que isso aconteça.

Entre os jogadores que estão 100% fisicamente, Rafinha sempre teve poucas chances e ainda se complicou ao jogar mal contra o Real Madrid, na semifinal da Liga dos Campeões.

Com tudo isso, quem saiu ganhando foi Danilo, que inclusive jogou bem pelo Brasil quando foi convocado. Mas no Manchester City ele teve poucas atuações de destaque nesta temporada, sendo que muitas vezes só ficou no banco de reservas. Ainda assim, o título no Campeonato Inglês, com participação em 21 partidas (10 saindo do banco de reservas), lhe ajuda a ser favorito nessa disputa.

Meio-campo e ataque: Fred, Arthur, Giuliano, Rodriguinho, Anderson Talisca, Taison ou Willian José?

Mowa Press/ Bruno Domingos

São duas vagas que geram muitas dúvidas, pois Tite convocou jogadores de diferentes posições e características para ocupá-las. Mas há um favorito destacado: Fred vive boa fase no Shakthar Donetsk, é convocado para Seleção Brasileira desde quando Dunga estava no comando e costuma ser elogiado por Tite.

A outra vaga tem uma briga intensa. Arthur tem pedido passagem com atuações cada vez mais brilhantes pelo Grêmio. O que pesa contra ele é ter características mais parecidas com Fred. O normal seria ter um ou outro. Se Tite quiser um meio-campista que seja mais ofensivo, Giuliano é o favorito, pois foi bastante convocado por Tite. Rodriguinho e Anderson Talisca correm por fora. O corintiano esteve em alta recentemente, mas jogou mal quando foi observado por Tite, na derrota para o Atlético-MG.

Taison e Willian José fizeram boas temporadas em seus clubes, mas são jogadores de características diferentes dos demais. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo da intenção de Tite. Se quiser contar com mais um ponta rápido no elenco, com certeza Tite chamará Taison. Se quiser um centroavante alto, fixo, de área, com certeza convocará Willian José. Mas aparentemente é mais provável que ele não queira atletas com essas características.

Outros 18 praticamente convocados

Em fevereiro, após entrevistas para sites brasileiros, Tite confirmou os nomes de 16 jogadores que com certeza estarão na convocação. Além destes, mais dois jogadores podem considerar que estão praticamente dentro: Douglas Costa, porque tem moral com Tite e principalmente pelo ótimo desempenho no final da temporada da Juventus; e Filipe Luis, porque se recuperou de lesão rapidamente e ganhou elogios importantes da comissão técnica – Sylvinho disse que ele é “o jogador que que queremos”.

Portanto, é possível listar 18 jogadores que provavelmente estarão na convocação.

Goleiros: Alisson e Ederson
Laterais: Daniel Alves, Marcelo e Filipe Luis
Zagueiros: Miranda, Marquinhos e Thiago Silva
Meio-campistas: Casemiro, Fernandinho, Paulinho e Renato Augusto
Pontas: Neymar, Philippe Coutinho, Willian e Douglas Costa
Centroavantes: Gabriel Jesus e Roberto Firmino