Copa Africana de Nações de 2015 não será mais disputada no Marrocos

  • Por Agencia EFE
  • 11/11/2014 12h38

A Confederação Africana de Futebol (CAF) confirmou nesta terça-feira que o Marrocos não vai sediar a Copa Africana de Nações de 2015 – após o governo do país ter solicitado o adiamento do torneio para 2016 por medo da propagação do vírus do ebola – e anunciou que a seleção marroquina será substituída pela anfitriã da nova sede, ainda a ser definida.

Em comunicado divulgado no Cairo, a CAF reiterou que serão mantidas as datas da competição (de 17 de janeiro a 8 de fevereiro de 2015), mas não anunciou o nome de nenhum candidato alternativo para receber o campeonato.

“De acordo com a rejeição do Marrocos, o Comitê Executivo (da CAF) decidiu que a seleção nacional do Marrocos fica automaticamente descartada e não participará da 30ª edição da Copa”, diz o comunicado.

Na nota, o Comitê Organizador da Copa de Nações da África informa que deixará para frente a aplicação das sanções pelo que considera uma quebra de contrato por parte da federação marroquina de Futebol.

“O comitê organizador da Copa Africana de Nações aplicará posteriormente as disposições legais oportunas dado o descumprimento por parte da Real Federação de Futebol do Marrocos das disposições regulamentares e contratuais”, explica a nota.

O Ministério de Juventude e Esportes do Marrocos anunciou no começo de outubro sua intenção de adiar a competição por questões de saúde pública.

“A solicitação do Marrocos de adiar a realização deste torneio se baseia em um pedido do Ministério da Saúde, que insistiu quanto à necessidade de proibir as concentrações de pessoas procedentes dos países que têm surto do vírus do ebola para evitar sua propagação”, alegou o governo marroquino.

Sobre a busca de uma sede alternativa, o Comitê da CAF disse que vários países mostraram o desejo de sediar a competição nas datas programadas, e ressalta que todas as possibilidades estão sendo estudadas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.