Fifa diz que bola não saiu em lance polêmico de Japão x Espanha; veja a explicação
Gol dos japoneses eliminou a Alemanha na fase de grupos da Copa do Mundo
A Fifa utilizou suas redes sociais, nesta sexta-feira, 2, para explicar a tecnologia usada pelo VAR no polêmico gol do Japão, responsável por virar o jogo sobre a Espanha e eliminar a Alemanha na fase de grupos da Copa do Mundo. De acordo com o vídeo da entidade máxima do futebol, o árbitro de vídeo usou imagens da linha do gol para verificar que a bola não havia saído no lance. “O segundo gol do Japão na vitória por 2 a 1 sobre a Espanha foi verificado pelo VAR para determinar se a bola havia saído de jogo. Os árbitros da partida de vídeo usaram as imagens da câmera da linha do gol para verificar se a bola ainda estava parcialmente na linha ou não. Outras câmeras podem oferecer imagens enganosas, mas com base nas evidências disponíveis, a bola inteira não estava fora de jogo”, diz o vídeo.
Apesar da explicação, a Fifa não disponibilizou as imagens usadas para atestar que Mitoma cruzou para Tanaka antes da bola sair. A tecnologia específica da linha de fundo não existiu neste lance, já que a ferramenta funciona apenas para os casos em que a bola cruza a linha do gol. No lance em questão, o auxiliar de campo invalidou o gol de desempate dos japoneses contra os espanhóis. Após alguns minutos, o VAR alterou a decisão e validou o tento dos japoneses. Com o resultado, os nipônicos avançaram em primeiro no Grupo E, tendo a Croácia como rival nas oitavas de final. A “Fúria”, por sua vez, terá pela frente o Marrocos na próxima fase.
Other cameras may offer misleading images but on the evidence available, the whole of the ball was not out of play. pic.twitter.com/HKKEot0j1Y
— FIFA.com (@FIFAcom) December 2, 2022
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.