Vexames de Bélgica e Alemanha, zebra japonesa e Marrocos histórico: confira destaques do 12º dia de Copa

Japão venceu a Espanha por 2 a 1 e se classificou em primeiro no Grupo E para as oitavas de final

  • Por Jovem Pan
  • 01/12/2022 21h12
EFE/EPA/Mohamed Messara Seleção de Marrocos Seleção de Marrocos voltou a se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo depois de 36 anos

Mais confrontos de oitavas de final foram definidos nesta quinta-feira, 1º, com a última rodada dos Grupos E e F. Emoção foi o que não faltou. A começar com a seleção de Marrocos, que fez história ao derrotar o Canadá por 2 a 1 e voltou a se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo depois de 36 anos. Os gols da partida foram marcados por Ziyech e En-Nesyri. Aguerd marcou contra e diminuiu para os canadense. O Canadá, por sua vez, se despediu do Mundial na lanterna do grupo sem vitória. O futebol apresentado dentro de campo, porém, foi satisfatório apesar da campanha ruim. Por ser uma das sedes da Copa de 2026, o Canadá está garantido na próxima edição. Também do Grupo F, outra seleção que se classificou para a fase mata-mata foi a Croácia, que desbancou a “melhor geração” da Bélgica. Mesmo desperdiçando algumas boas oportunidades durante a partida e sofrendo certa pressão no segundo tempo, os croatas garantiram o empate sem gols e eliminaram os belgas. Com o resultado, os atuais vice-campeões mundiais encerram a fase de grupos na segunda posição com 5 pontos, dois a menos que o líder Marrocos. Já a equipe de Eden Hazard, Kevin De Bruyne, Romelu Lukaku, Thibaut Courtoius e companhia acabou no terceiro lugar, deixando o torneio na fase inicial. Com isso, o Grupo F terminou com Marrocos na liderança (7 pontos), seguido por Croácia (5), Bélgica (4) e Canadá (0).

Se o Grupo F teve emoção, pode colocar dose tripla para o Grupo E. Isso porque durante os dois jogos que aconteceram simultaneamente, conforme saiam os gols, as posições e as classificações iam mudando. A Alemanha, por sua vez, viveu mais um capítulo dramático na Copa do Mundo. A seleção derrotou a Costa Rica por 4 a 2, mas acabou se despedindo do Mundial. O motivo: o Japão venceu a Espanha por 2 a 1 e vai para as oitavas juntos com os espanhóis. Com isso, a Alemanha repete o feito de 2018 e se despede na primeira fase da competição, com quatro pontos somados na terceira posição da chave. A Costa Rica também volta para casa, ficando na quarta posição com três pontos. Japão com 6 e Espanha com 4 continuam na competição. Porém, até a definição houve muitas reviravoltas. Alemães e espanhóis começaram vencendo seus jogos e estavam avançando na competição. O cenário mudou na segunda etapa, após virada japonesa. Com a eliminação no horizonte, a equipe alemã ficou nervosa e sofreu a virada. Aqueles resultados — vitórias de Japão e Costa Rica — colocavam as zebras no mata-mata e tirava os favoritos do grupo. A Alemanha virou e ajudou os espanhóis a seguirem na competição. Os tetracampeões fizeram os mesmos quatro pontos da Fúria, mas ficaram atrás na classificação do grupo por terem menos saldo de gols marcados. Com isso, a chave terminou com Japão em primeiro com 6 pontos, Espanha (4), Alemanha (4) e Costa Rica (3).

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.