Coreia do Norte reabrirá maior estádio do mundo neste ano
Seul, 17 fev (EFE).- A Coreia do Norte reabrirá neste ano, após uma reforma, o Primeiro de Maio Rungrado, famoso por ser o maior estádio do mundo e também por receber o Festival Arirang, informou nesta terça-feira a agência de viagens Koryo Tours.
O estádio, que fica no centro da capital Pyongyang, “fechou em 2014 para uma renovação e abrirá neste ano”, informou em comunicado esta companhia com sede em Pequim e que é especializada em viagens ao país asiático, sem especificar a data exata da abertura.
Construído em 1980 e aberto ao público nove anos mais tarde, o Primeiro de Maio Reungrado é considerado o maior estádio do mundo, com capacidade para 150.000 espectadores.
O principal evento realizado neste coliseu de 207.000 metros quadrados não é um jogo de futebol, mas o Festival das Grandes Massas e Performances Artísticas e Ginásticas Arirang, famoso por seus espetaculares mosaicos humanos, coreografias e acrobacias de milhares de jovens entre espetaculares efeitos de luz e pirotécnicos.
No entanto, neste ano o Arirang não será realizado, conforme anunciou no último fim de semana outra operadora turística com base na China, a Young Pioneer Tours, por razões que o governo norte-coreano não quis revelar.
Após várias edições consecutivas, o festival aconteceu no ano passado, mas o cancelamento para 2015 foi uma surpresa, já que é o ano que marca o 70º aniversário tanto do fim da ocupação japonesa da península da Coreia como da fundação do Partido dos Trabalhadores norte-coreano. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.