Coreias buscam aproximação através de torneio de futebol juvenil
Seul, 31 out (EFE).- O governo da Coreia do Sul aprovou nesta sexta-feira a visita de jogadores de futebol sub-15 da Coreia do Norte para um torneio internacional, um gesto que visa estreitar os laços entre os dois países frente à falta de entendimento recente nas relações bilaterais.
Uma comitiva de 32 atletas e funcionários do Norte chegarão no domingo ao território sul-coreano para participar da primeira edição do torneio internacional sub-15 de Yeoncheon, informou uma porta-voz do Ministério da Unificação em entrevista coletiva.
A delegação do país vizinho chegará em um voo vindo de Pequim, afirmou a porta-voz, apesar de Yeoncheon – a 62 quilômetros ao norte de Seul – estar praticamente ao lado da fronteira com a Coreia do Norte, militarizada e fortemente restrita.
Seul espera que essa troca esportiva sirva para melhorar as relações entre as duas Coreias que, nos últimos meses, buscaram o díalogo sem sucesso em várias ocasiões.
“Esse evento pode ajudar a desenvolver os laços entre Sul e Norte rumo ao benefício mútuo”, afirmou em comunicado o Conselho para a Reconciliação e Copeeração da Coreia do Sul, co-organizador do evento, após destacar que o esporte é o meio mais eficaz para resolver os conflitos entre países.
O torneio de Yeoncheon será o primeiro em seis anos com adolescentes do Norte e do Sul, que entre 2006 e 2008 realizaram várias partidas em Seul e Pyongyang.
A Coreia do Norte participou da maioria das modalidades em disputa nos Jogos Asiáticos deste ano, realizados entre setembro e outubro na cidade sul-coreana de Incheon.
A participação norte-coreana no evento permitiu que ambas as partes diminuíssem temporariamente as tensões, buscando o diálogo. Apesar disso, não foram firmados acordos concretos para abrir uma nova etapa na complicada relação bilateral entre os dois países. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.