Corte Arbitral do Esporte despreza recurso de Michel Platini e mantém suspensão
A Corte Arbitral do Esporte (CAS) desprezou nesta sexta-feira (11) o recurso do francês Michel Platini contra a suspensão provisória de 90 dias imposta pelo Comitê de Ética da Fifa em outubro e que condiciona sua candidatura às eleições presidenciais de 26 de fevereiro.
Em sua resolução, o CAS precisa que os 90 dias de suspensão terminarão em 5 de janeiro de 2016 e ordenou à Fifa que não prolongue a suspensão ao presidente da Uefa, que pode ser ampliada por mais 45 dias.
“Manter a suspensão provisória de 90 dias não causa um prejuízo irreparável a Michel Platini neste momento”, diz o CAS, já que o Comitê de Ética da Fifa confirmou que adotará uma decisão definitiva sobre o caso antes dessa data, mas poderia ampliar a sanção, segundo o tribunal.
Platini foi ao CAS depois da suspensão da Fifa a ele e ao presidente da mesma, Joseph Blatter, pela acusação da Promotoria Suíça a este por suspeitas de “um pagamento desleal” em 2011 de dois milhões de francos suíços (1,8 milhão de euros) por trabalhos de assessoria realizados entre 1999 e 2002.
O CAS confirmou a decisão hoje em comunicado e sua resolução pode condicionar a decisão do Comitê Eleitoral da Fifa sobre a candidatura de Platini às eleições à presidência do próximo ano.
Em 12 de novembro, o Comitê Eleitoral da Fifa confirmou a admissão de cinco candidatos para as eleições à Presidência entre os quais não figurava Michel Platini pela suspensão temporária da qual é alvo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.