Coxinha, petralha, zoeira: jornal sugere palavras para turista aprender no Brasil
O jornal norte-americano Washington Post publicou nesta quarta-feira uma lista de palavras “essenciais” que os turistas devem aprender quando vir ao Brasil. Em tom cômico, a publicação explica a forma aproximada de se dizer, em inglês, palavras como petralha, gourmetização e zoeira e como elas contextualizam o País nos dias atuais.
A primeira da lista é a palavra crise, com pronúncia sugerida “kree-see”. O jornal conta que o Brasil passa por uma das maiores recessões na história e que a palavra crise se tornou uma explicação abreviada por algo que não tem como dar certo, como “não vamos viajar nestas férias, você sabe, a crise”.
Outra palavra que o jornal recomendou foi o termo gourmetização, cuja pronúncia foi explicada com uma complexa junção de palavras: “gor-may-tee-zaa-sahw”. O Washington Post explica: é o ato de transformar tudo, especialmente alimentos, em algo mais sofisticado e mais caro, curiosamente durante um período de crise. O exemplo dado foi de um cachorro quente de 5 reais que, com a inclusão de ingredientes sofisticados como gorgonzola e shiitake, passa a ser vendido por 11 reais. Outro fenômeno explicado é o dos food trucks: “os caminhões tiveram que se destacar para competir, o que significa que não são apenas venda de batatas fritas, mas sim de batatas fritas de batata doce com azeite de trufas de alecrim”, relata o jornal.
Petralha, ou “pet-ral-ya”, é, segundo o jornal, uma gíria utilizada por quem apoia o impeachment de Dilma Roussef para se dirigir à apoiadores do PT. O jornal conta que o termo é usado em imagens estereotipadas de trabalhadores sindicalistas ou estudantes universitários barbudos. Por outro lado, também recomenda conhecer o termo coxinha (“koh-Sheen-Ya”), o apoiador do impeachment, cuja descrição estereotipada seria de “alguém com camisa polo, óculos Ray-Ban comprado em Miami e um grande relógio dado pelo pai”.
As duas últimas palavras sugeridas para aprender e entender o Brasil são jeitinho (“zhay-cheen-yo”) e zoeira (“zoh-air-ah”). A primeira é explicada como uma capacidade do brasileiro de se esquivar de situações difíceis, tal como o personagem de TV MacGyver. Já zoeira seria o fato de brincar com toda situação, mesmo quando tudo está ruim. O jornal conta que, mesmo diante de notícias ruins, o povo tem a capacidade de fazer milhões de memes sobre o assunto.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.