Criador da cavadinha elogia pênalti de Messi; veja quem se deu mal com o truque

  • Por Jovem Pan
  • 01/05/2015 15h46
Panenka (esq.) é considerado o inventor da cavadinha e elogiou Messi. Pato e Elano já se deram mal tentando

Na Europa, a “cavadinha” nos pênaltis é chamada de Panenka. O nome é uma homenagem a Antonin Panenka, considerado o primeiro a usar a técnica numa penalidade, e justamente numa final de Eurocopa. Foi assim que ele deu o título à Tchecoslováquia contra a Alemanha em 1976 após empate em 2 a 2 no tempo normal. Por isso, ele tem moral na hora de elogiar Messi, que recentemente fez um gol assim no Campeonato Espanhol.

“A execução foi uma das melhores que eu já vi: não tão forte, no meio, a bola voando… Tecnicamente é impressionante e o gol é uma mostra a mais de sua qualidade. Eu fico feliz que jogadores tentem o pênalti Panenka e que jornalistas falam sobre isso e os torcedores gostam. Jogadores como Totti e Zidane também já fizeram. Mas o pênalti de Messi é o mais bonito de todos”, disse Panenka à rádio catala RAC 1.

Com a cavadinha, Messi abriu o placar para o Barcelona na goleada por 6 a 0 sobre o Getafe. A vitória manteve sua equipe na liderança do Espanhol, dois pontos à frente do Real Madrid. Entretanto, nem sempre isso dá certo. Caso o chute saia errado ou o goleiro fique parado, a ousadia pode se transformar em tragédia, como aconteceu nos casos abaixo.

O pênalti perdido que complicou a situação de Pato do Corinthians

Cinco cavadinhas que acabaram mal

Por fim, o gol de Panenka que deu nome ao truque na Europa