De Bruno César a Neymar: 64 brasileiros disputam a Liga dos Campeões
Finalmente começou a fase de grupos da Liga dos Campeões, o principal torneio de clubes do mundo. A partir desta terça-feira (13), 32 equipes brigam para entrar numa lista que tem Real Madrid, Milan, Barcelona, Bayern e Liverpool como seus principais vencedores.
Por questões lógicas, o Brasil não tem nenhum time na disputa, porém a quantia de atletas brasileiros que participarão desta edição da Liga é equivalente a mais de cinco times inteiros. Ao todo são 64 jogadores (além de outros 5 que se naturalizaram em outros países e defendem outras seleções) atuando em 23 dos 32 times, o que dá ao País o posto de 2º maior exportador de jogadores. O primeiro é a França, que conta com 72 atletas distribuídos em 20 equipes.
Sem a presença do Shakhtar, conhecido por ser um dos europeus mais “abrasileirados”, o posto de time com mais brasileiros coube ao Ludogorets, da Bulgária. O time conta com sete brasileiros no elenco: os laterais Cicinho e Natanael, o volante Lucas Sasha, os meias Gustavo Campanharo e Wanderson, e os atacantes Jonathan Cafu e Juninho Quixadá. O Ludogorets também conta com o naturalizado búlgaro Marcelino. No Grupo A, o time búlgaro enfrentará o PSG, que mesmo com a saída de David Luiz para o Chelsea, tem quatro brasileiros no elenco, três deles em sua zona defensiva: Thiago Silva e Marquinhos na zaga, Maxwell na lateral esquerda e Lucas no meio. Além destes, o time francês conta com o brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta.
Além de nomes de peso, como Neymar, Casemiro e Douglas Costa, velhos conhecidos dos torcedores brasileiros também atuarão pelos campos da Europa, como Júlio César e Luisão, ambos do Benfica. O time português conta com mais quatro brasileiros: Ederson, Jardel, Danilo Silva e Jonas. Talisca seria mais um, porém foi emprestado ao Besiktas, rival dos portugueses no Grupo B. Somam-se a ele também os zagueiros Marcelo, Rhodolfo e o lateral esquerdo Adriano.
O lateral foi recém-emprestado por um time com tradição de contar com craques do Brasil, o Barcelona. Com a saída de Adriano, Daniel Alves e Douglas, sobraram apenas Rafinha e Neymar para representar o nosso futebol no time catalão. Os rivais do Barça no Grupo C também contam com poucos brasileiros nos seus times: o atacante Raffael é o camisa 11 do Borussia Mochengladbach, Fernando e Fernandinho reforçam o meio campo do Manchester City, enquanto o Celtic não tem brasileiros em seu plantel.
Duas presenças recorrentes na Seleção se enfrentarão em um clássico pelo Grupo D. O lateral Filipe Luís, do Atlético de Madrid, tentará parar o atacante Douglas Costa, do Bayern de Munique.
O Grupo E é o que conta com menos brasileiros na briga. Os laterais Wendell pelo Bayer Leverkusen e o naturalizado russo Mário Fernandes do CSKA (que se enfrentam nesta quarta-feira), e Fabinho, Jemerson e Boschilia, do Monaco.
Velhos conhecidos dos torcedores brasileiros reforçaram o Sporting nesta temporada. O time recém contratou o ex-palmeirense Bruno César e os ex-corintianos André e Elias. Além destes, o time português também conta com Jefferson, Bruno Paulista e Matheus Pereira. E logo de primeira o Sporting terá pela frente o Real Madrid, pelo Grupo F. O time de Zidane conta com três brasileiros em destaque no seu elenco: Danilo e Marcelo pelas laterais e Casemiro como titular no meio. Outro time com brasileiro no grupo é o russo Légia Varsóvia, que conta com o volante Guilherme.
Pelo Grupo G, o time que conta com mais reforços brasileiros é o Porto: Alex Telles, Felipe, Otávio e Evandro. Os únicos brasileiros que eles terão pelo seu caminho nesta primeira fase serão o volante Claudemir e o atacante Felipe Gedoz, ambos do Club Brugge, da Bélgica.
Por fim, o Grupo H contará com um confronto de dois times reforçados por brasileiros na última janela. A Juventus, de Daniel Alves, encontrará o Sevilla, de Paulo Henrique Ganso. O time italiano também conta com o goleiro Neto, o lateral Alex Sandro e o meia Hernanes, enquanto o time de Sampaoli tem o ex-Fluminense Mariano como opção na lateral direito. O outro confronto do grupo, entre Lyon e Dinamo Zagreb, marcará o encontro do lateral Rafael com o volante Jonas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.