De gol histórico a banco, confira carreira de Washington no Flu e São Paulo

  • Por Felipe Lessi/Jovem Pan
  • 25/09/2014 16h52
Washington SPFC 130309

Washington Stecanela Cerqueira, mais conhecido apenas como Washington nasceu em Brasília, no dia 1º de abril de 1975. Ele foi um centroavante clássico (alto, forte e com ótima presença de área). O autêntico camisa 9 atuou em clubes importantes do futebol brasileiro, como Ponte Preta, Atlético-PR, Fluminense e São Paulo. O “Coração Valente” chegou a fazer nove jogos com a Seleção Brasileira e anotou seis gols com a camisa amarela. O artilheiro é o maior goleador em uma única edição de Campeonato Brasileiro, quando conseguiu fazer 34 gols no ano de 2004 pelo Atlético-PR. Mas a passagem mais marcante do centroavante foi pelo Fluminense.

Washington recebeu o apelido de “Coração Valente” por conta dos seus problemas cardiácos. Problemas estes, que ele descobriu durante jogava no Fenerbahçe, da Turquia. Mas após treinar por seis meses, de graça no Atlético-PR, o clube paranaense tratou de curar o jogador dos problemas após realizar uma cirurgia de cateterismo.

Washington chegou ao Fluminense no início de 2008, após atuar pelo Urawa Red Diamonds, do Japão, no Mundial de Clubes do ano anterior. O jogador chegou ao clube carioca credenciado por ter feito um bom campeonato no Japão e com a oportunidade de ajudar o tricolor das Laranjeiras a ser campeão da Copa Libertadores daquele ano. A passagem de Washington, pelo clube caricoa, foi fantástica.

O “Coração Valente” chegou ao time comandado por Renato Gaúcho e fez 58 jogos anotando 36 gols, chegando a uma média incrível de 0,62 gol por jogo. O artilheiro ajudou muito os cariocas a eliminarem potências do futebol sul-americano, como São Paulo nas quartas de final e o Boca Juniors (campeão do torneio em 2007) na semifinal.

Contra os paulistas Washington foi o autor do gol que garantiu a vitória do ticolor das Laranjeiras no último lance de jogo. Aos 47 minutos do segundo tempo, Washington acertou uma linda cabeçada após cobrança de escanteio de Thiago Neves.

Na partida contra os argentinos, o “Coração Valente” mostrou a sua estrela. Após empatar a primeira partida, em Buenos Aires, por 2 a 2, o Fluminense tinha a vantagem de poder empatar por 0 a 0 ou por 1 a 1 no jogo de volta, mas Martín Palermo abriu o placar para o Boca no Maracanã. Porém Washington empatou a partida aos 17 minutos do segundo tempo, após uma bela cobrança de falta. No final o Tricolor carioca derrotou os portenhos por 3 a 1 e se credenciou a jogar a final da competição contra a LDU de Quito, mas perdeu a decisão.

No Campeonato Brasileiro daquele ano, o jogador se consagrou novamente como artilheiro do torneio nacional, quando fez 21 gols em 28 jogos.

Após bela temporada no Fluminense e se tornar carrasco do São Paulo, o “Coração Valente” foi contratado para atuar na equipe do Morumbi. Na equipe paulista, o camisa 9 começou muito bem.Logo em sua estreia, contra a Portuguesa, o artilheiro fez os dois gols da vitória por 2 a 0, no Canindé. O atacante terminou como artilheiro da equipe no Campeonato Paulista, anotando 12 gols na competição estadual, ficando em terceiro lugar na lista de artilheiros. Ainda no primeiro semestre, o atacante fez outros três tentos na Libertadores daquele ano.

Apesar de fazer 15 gols nos primeiros seis meses, Washington nunca foi unanimidade no time titular da equipe e chegou a ir para o banco de reservas durante o Brasileiro. Mesmo assim, o jogador fez 33 partidas e anotou 17 tentos, marca que lhe rendeu a terceira posição na lista de artilheiros do Nacional. Ficando atrás de Diego Tardelli e Adriano Imperador.

O “Coração Valente” ainda jogou pelo São Paulo no primeiro semestre de 2010, onde participou do Paulista e da Libertadores daquele ano. No torneio internacional, o atacante teve um rendimento um pouco melhor que o estadual. O atacante fez 9 jogos e anotou 6 gols, mas a forte concorrência de Ricardo Oliveira e Fernandão fizeram o jogador perder espaço entre os preferidos de Ricardo Gomes e rescindir contrato com o time. Assim o centroavante voltou ao Fluminense.

Em sua volta ao Tricolor das Laranjeiras, o atacante reestreou contra o Atlético-PR. Washington foi autor de dois gols na vitória do tricolor sobre os paranaenses por 3 a 1. Com este resultado, os comandados por Muricy Ramalho assumiram a liderança da competição. Ainda durante o Brasileiro, o jogador substituiu o lesionado Fred durante as partidas contra Internacional, Goiás, Atlético-GO, Ceará e Corinthians. Contra o alvinegro paulistano, o “Coração Valente” fez o seu último gol como profissional.

Em 2010, o atacante detectou mais um problema no coração e se viu obrigado a encerrar a carreira. O jogador pendurou as chuteiras sendo campeão brasileiro daquele ano, e com participação direta no gol de Emerson Sheik, o gol do título.

Após declarar a sua aposentadoria nos gramados, o jogador entrou para política. O ex-atacante voltou para Caxias do Sul, onde começou a sua carreira futebolistica (Juventude), e se tornou vereador mais votado das eleições de 2012. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.