De Neto a Tite: relembre títulos nacionais do Corinthians que precederam o hexa

  • Por Jovem Pan
  • 06/11/2015 17h15
Montagem sobre Folhapress De 1990 a 2011

O Corinthians chegou, neste domingo (08), ao sexto título do Campeonato Brasileiro de sua história. O período de tempo entre o primeiro e o último foi curto: 25 anos, de 1990 a 2015, o que significa que o Timão venceu mais de um quinto dos últimos nacionais. No entanto, os torcedores da nova geração não tiveram chances de ver as primeiras conquistas e de acompanhar craques como Neto, Tupãzinho, Marcelinho Carioca e Edílson levando o clube aos títulos.

Para quem não assistiu poder conhecer, e quem já assistiu poder matar a saudade, o Jovem Pan Online lista abaixo os outros cinco títulos brasileiros do Corinthians.

Brasileirão de 1990: O título com o brilho de Neto

O Corinthians demorou 80 anos para conquistar o Campeonato Brasileiro pela primeira vez. Em 1990, a conquista veio com a cara do alvinegro: com aperto, sofrimento e muita emoção. O craque da vitoriosa campanha foi o meia Neto, decisivo na fase final, especialmente com seus gols contra Atlético-MG e Bahia nas quartas e semifinais. Na decisão, duas vitórias contra o São Paulo garantiram o troféu ao time de Parque São Jorge.

Brasileirão de 1998: O time de craques regido por Marcelinho Carioca

Se em 1990 o craque Neto foi decisivo para o Timão levar o Brasileiro, oito anos depois outro meia especialista em cobranças de falta repetiu o feito. Com um time de craques como Vampeta, Rincón, Ricardinho e Edílson, o Corinthians contou com gols de Marcelinho Carioca nas três partidas da final contra o Cruzeiro. Na primeira, houve empate em 2 a 2 no Mineirão; na segunda, empate em 1 a 1 no Morumbi. Com isso, a decisão foi para o terceiro jogo, novamente no Morumbi, onde Edílson e Marcelinho marcaram os gols do título.

Brasileirão de 1999: A consagração da geração do fim do milênio

Desta vez sob o comando de Oswaldo de Oliveira, o Corinthians manteve seus craques do ano anterior e ainda trouxe reforços do quilate de Luizão e Marcos Senna. Não deu outra: bicampeonato do Timão no Brasileiro, novamente com uma decisão em três jogos contra um adversário mineiro, desta vez o Atlético. Após derrota em Minas e vitória em São Paulo, o alvinegro garantiu o título com um empate sem gols no terceiro duelo, no Morumbi.

Brasileirão de 2005: O polêmico tetra sob o comando de Carlitos Tevez

O Corinthians montou em 2005, com a ajuda da MSI, um belo time, que contava com Roger, Carlos Alberto, Mascherano e Tevez, entre outros. O título, entretanto, deu o que falar: a descoberta da Máfia do Apito fez diversos jogos serem disputados novamente, o que acabou favorecendo o Timão. Além disso, na partida considerada uma final antecipada contra o Internacional, um pênalti claro não foi marcado a favor do Colorado. O jogo acabou empatado em 1 a 1 e o time de Parque São Jorge terminou três pontos a frente na classificação.

Brasileirão de 2011: O primeiro ato de Tite no comando do Timão

O ano de 2011 começou péssimo para o Corinthians, com eliminação para o Tolima na pré-Libertadores. No entanto, ao invés de demitir o técnico Tite, o alvinegro bancou seu trabalho e lhe deu condições para reerguer a equipe e, meses depois, se consagrar campeão brasileiro. A vantagem sobre o Vasco da Gama foi apertada, 71 pontos contra 69. A campanha, por outro lado, foi consistente: o Timão liderou o torneio em 27 das 38 rodadas. Nesse ano foi formada a base da equipe que seria campeã da Libertadores e do Mundial de Clubes no ano seguinte.

A rodada final, que decidiu o título, aconteceu em 4 de dezembro de 2011, mesmo dia da morte do ídolo corintiano Sócrates, e os jogadores alvinegros esgueram os punhos em homenagem ao Doutor. Para completar, foi num duelo contra o Palmeiras, terminado em empate sem gols.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.