De olho na Copa do Mundo de 2018, atacante brasileiro se naturaliza russo

  • Por Jovem Pan
  • 26/08/2016 15h39
  • BlueSky
Reprodução Twitter Ex-Portuguesa

Seguindo os passos do atacante Diego Costa, que antes da última Copa do Mundo se naturalizou espanhol para defender La Furia, o meio-campista Joãozinho adquiriu cidadania russa para disputar o próximo mundial pelo país do leste europeu. Formando nas categorias de base da Portuguesa de Desportos, o atleta de 27 anos defende atualmente o Krasnodar, equipe da primeira divisão da Rússia.

Joãozinho chegou ao futebol russo na temporada 2011/12, depois de quatro anos no Levski Sofia, da Bulgária. Desde então, o meio-campista disputou 151 partidas, marcando 31 gols, alguns deles importantes como na partida diante do Partizani, da Albânia, no último dia 18, pelos playoffs da Liga Europa. O gol de Joãozinho garantiu a presença da equipe russa na fase de grupos da segunda competição mais importante da Europa.

“A Rússia é um país que gosto muito e que me recebeu muito bem. Gostaria de retribuir tudo esse carinho e quem sabe disputar a Copa do Mundo com a camisa da Rússia”, disse o atleta no site oficial do Krasnodar. O próximo mundial será realizado justamente no “novo país” de Joãozinho. Atualmente, a Rússia é comandada pelo Stanislav Cherchesov, ex-goleiro da seleção nacional que já comandou diversos clubes no país.

O técnico de 52 anos substitui Leonid Slutsky, demitido após a Eurocopa, quando a seleção russa não conquistou nenhuma vitória e foi eliminada ainda na primeira fase. Segundo a imprensa local, a federação russa estipulou como meta para Cherchesov chegar as semifinais da Copa do Mundo de 2018. Sem disputar as eliminatórias, a Rússia deve disputar diversos amistosos como preparação e Joãozinho deve ganhar oportunidades.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.