De olho na Copa do Mundo de 2018, atacante brasileiro se naturaliza russo
Seguindo os passos do atacante Diego Costa, que antes da última Copa do Mundo se naturalizou espanhol para defender La Furia, o meio-campista Joãozinho adquiriu cidadania russa para disputar o próximo mundial pelo país do leste europeu. Formando nas categorias de base da Portuguesa de Desportos, o atleta de 27 anos defende atualmente o Krasnodar, equipe da primeira divisão da Rússia.
Joãozinho chegou ao futebol russo na temporada 2011/12, depois de quatro anos no Levski Sofia, da Bulgária. Desde então, o meio-campista disputou 151 partidas, marcando 31 gols, alguns deles importantes como na partida diante do Partizani, da Albânia, no último dia 18, pelos playoffs da Liga Europa. O gol de Joãozinho garantiu a presença da equipe russa na fase de grupos da segunda competição mais importante da Europa.
“A Rússia é um país que gosto muito e que me recebeu muito bem. Gostaria de retribuir tudo esse carinho e quem sabe disputar a Copa do Mundo com a camisa da Rússia”, disse o atleta no site oficial do Krasnodar. O próximo mundial será realizado justamente no “novo país” de Joãozinho. Atualmente, a Rússia é comandada pelo Stanislav Cherchesov, ex-goleiro da seleção nacional que já comandou diversos clubes no país.
O técnico de 52 anos substitui Leonid Slutsky, demitido após a Eurocopa, quando a seleção russa não conquistou nenhuma vitória e foi eliminada ainda na primeira fase. Segundo a imprensa local, a federação russa estipulou como meta para Cherchesov chegar as semifinais da Copa do Mundo de 2018. Sem disputar as eliminatórias, a Rússia deve disputar diversos amistosos como preparação e Joãozinho deve ganhar oportunidades.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.