De Prass a Andreas Pereira: quem pode ser convocado por Micale para a Olimpíada

  • Por Jovem Pan
  • 28/06/2016 15h59
Rogério Micale comandará o Brasil nos jogos Pan-Americanos de Toronto

Os 18 jogadores que tentarão trazer a inédita medalha de ouro para o futebol brasileiro nos Jogos Olímpicos do Rio serão conhecidos nesta quarta-feira (29). O treinador das divisões de base da Seleção Brasileira, Rogério Micale, anunciará os nomes, e a Jovem Pan Online apontou quem deve aparecer na lista oficial dos convocados.

Alguns nomes já constam como certos na convocação, como Gabriel Jesus e Gabriel. Outros, que já vêm sendo chamados por Micale, podem ficar de fora, como o goleiro Ederson.  Há ainda um terceiro grupo, das surpresas, como Fernando Prass e Thiago Silva que, juntos com Neymar devem ser os três atletas com mais de 23 anos que estarão nos Jogos.

A lista do ex-técnico da Seleção principal, Dunga, para a Copa América, contou com vários nomes na faixa etária para as Olimpíadas, já dando o tom de quem deverá aparecer na lista oficial.

No gol, por exemplo, Alisson foi o titular de Dunga e pode aparecer na lista junto com Prass, já que Ederson (que até então era o favorito) pode ter sua liberação barrada pelo Benfica – por não ser um torneio em data Fifa, os clubes podem negar a convocação de jogadores para os Jogos Olímpicos.

Fabinho e Douglas Santos foram levados por Dunga como opções para as laterais, enquanto Marquinhos e Rodrigo Caio devem ser os companheiros de Thiago Silva na zaga da Seleção. Rafinha Alcântara e Gabigol fecham a lista dos sete nomes levados pelo ex-treinador ao torneio continental. Já Gabriel Jesus e Rodrigo Caio, que não foram para os EUA com a Seleção, certamente estarão na lista de Micale.

Quase certos

Antes de apresentar a lista oficial para a Copa América, Dunga anunciou 40 nomes que poderiam disputar o torneio, incluindo nela alguns atletas ainda em idade olímpica. É o caso de Walace, Jemerson e Luan, que não chegaram a ser chamados na convocação final.

Outros que podem estar quase certos para serem chamados por Micale são Matheus Salles, Zeca e Felipe Anderson. Os três estiveram na convocação para um amistoso da Seleção Sub-23 em março, contra a África do Sul. Andreas Pereira também é um nome que pode surgir para o meio da Seleção. O garoto esteve na disputa do Mundial Sub-20 do ano passado junto com Jesus e continua aparecendo nas convocações feitas por Micale.

Surpresas?

Com a escolha de Fernando Prass como um dos três maiores de 23 anos na convocação, a briga por uma vaga no gol deve ficar mesmo entre Alisson e Ederson. Porém, a fraca atuação do goleiro da Roma na Copa América e o possível “não” do Benfica podem dar espaço a convocação de Mateus Vidotto, goleiro do Corinthians na Copinha, que sofreu uma lesão em maio e deve voltar aos treinos no começo do mês que vem. Até Andrey, goleiro do Botafogo-SP e da Seleção durante o Pan do ano passado poderia surgir como terceiro goleiro.

Outros que podem ter a convocação comprometida por causa de um maior de 23 são Doria e Rodrigo Ely, que são constantes nas listas de Micale, mas podem perder espaço com a presença de Thiago Silva. É o mesmo caso de Malcom, que enfrenta uma concorrência de Luan e Luciano por uma vaga no ataque olímpico.

Improvável, mas nunca se sabe

Eles não têm aparecido nas listas recentes para as Seleções de base, mas têm feito uma boa temporada e podem ser uma surpresa no anúncio da CBF. Anderson Talisca, Otávio e até mesmo Roger Guedes, que ainda não teve a oportunidade de vestir a camisa da Seleção, poderia aparecer na lista pelos bons jogos que vêm apresentando. Enquanto estes poderiam surgir na lista pelos bons resultados, nomes como Valdivia e Erik seriam surpresas justamente pelo motivo contrário – o primeiro devido a recuperação de uma lesão e o segundo pela falta de espaço no time de Cuca.