Detalhista, Tite vai fazer aulas de russo antes da Copa: “é o mínimo”
Compactação, controle da posse, pressão alta, movimentação no último terço… Engana-se quem pensa que Tite só se preocupa com questões esportivas a pouco mais de um ano da Copa do Mundo. Já planejando a viagem mais importante da carreira, o técnico da Seleção vai começar a fazer aulas de russo.
A novidade foi revelada pelo próprio Tite, em entrevista exclusiva a Flavio Prado que vai ao ar no próximo fim de semana, na Rádio Jovem Pan.
Detalhista ao extremo, o treinador acredita ser fundamental chegar à Rússia sabendo falar ao menos algumas palavras na língua local.
O desejo foi externado por Tite e viabilizado pelo coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar. Caberá a um professor disponibilizado pelo consulado russo dar aulas básicas ao gaúcho.
“Vou começar a ter aulas para aprender algumas coisas básicas em russo. Porque tu precisa te comunicar com o povo de alguma forma, ser simpático. Não tenho a pretensão de ter a fluência em russo, mas sim de ser educado, simpático com o povo de lá… Saber dizer um ‘bom dia’, um ‘por favor’, um ‘muito obrigado’. É o mínimo que posso fazer para poder me comunicar com o povo russo”, explicou Tite.
O planejamento da Seleção para a Copa do Mundo se intensificou no fim de março, quando a vaga foi assegurada. Edu Gaspar viajou à Rússia, ficou no país por uma semana e voltou de lá com detalhes consolidados a respeito de logística e possíveis instalações.
O coordenador passou por oito sedes, gostou de metade delas, mas ainda não definiu em qual cidade a delegação brasileira ficará concentrada durante o torneio.
O Mundial da Rússia será disputado entre os dias 14 de junho e 15 de julho de 2018.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.