Dez degraus para o hexa: os dez jogos que foram decisivos para o título corintiano
Um campeonato de pontos corridos não tem final, então todos os jogos podem ser considerados decisivos. Mesmo com a enorme vantagem de pontos em relação ao segundo colocado, o Atlético-MG, com que o Corinthians se sagrou campeão, é possível dizer que houve partidas-chave, duelos que, mais do que pelos pontos, foram por conta da confiança obtida, da representatividade do resultado e da forma com que ele foi obtido.
Relembre, abaixo, por meio de vídeos, fotos e narrações, dez desses jogos fundamentais para o time de Tite e Cia.
Joinville 0 x 1 Corinthians – 6ª rodada
O Timão vinha de duas derrotas seguidas (na única vez que isso aconteceu até aqui no Brasileirão), para Palmeiras e Grêmio, ameaçando ficar em crise, e precisava se recuperar. A recuperação veio fora de casa, contra o Joinville. Jadson fez um golaço, o único da vitória corintiana que recolocou a equipe nos eixos na temporada.
Corinthians 1 x 0 Atlético-MG – 14ª rodada
Os alvinegros paulista e mineiro já eram os principais postulantes ao título brasileiro quando se enfrentaram na Arena Corinthians em 18 de julho. O Atlético-MG vinha em grande momento na competição, com seis vitórias seguidas, e dominou o adversário mesmo jogando fora de casa. Só que brilhou a estrela de Malcom, autor do único gol do confronto, e do goleiro Walter, que substituiu Cássio e fez defesas de alto nível, que garantiram a manutenção do placar até o apito final.
São Paulo 1 x 1 Corinthians – 17ª rodada
Durante a perseguição ao Atlético-MG, o Corinthians encontrou no São Paulo um adversário duríssimo. Mesmo assim, o alvinegro Luciano foi quem abriu o placar, no primeiro tempo. No segundo, o Tricolor empatou com Luís Fabiano. No final, com um jogador a menos e sendo pressionado pelo rival, a equipe de Tite se safou da virada porque o árbitro não apitou pênalti claro depois de desvio de Uendel com o braço. Luís Fabiano disse que, se fosse em Itaquera e a favor do Corinthians, o pênalti seria marcado. De certa forma, ele tinha razão.
Corinthians 4 x 3 Sport – 18ª rodada
Depois do grande jogo contra o São Paulo, foi a vez do Timão fazer um duelo eletrizante contra o Sport em sua Arena. O campeão brasileiro chegou a estar vencendo por 3 a 1, mas permitiu o empate dos pernambucanos com dois gols de Hernani. Nos minutos finais, Rithely encostou na bola com a mão e o árbitro marcou o pênalti, convertido por Jadson. A vitória colocou o Corinthians na liderança do Campeonato Brasileiro pela primeira vez.
Avaí 1 x 2 Corinthians – 19ª rodada
Mesmo enfrentando um adversário que lutava (e ainda luta) contra o rebaixamento, o líder Corinthians saiu atrás no placar. O herói alvinegro foi o atacante Luciano, que fazia grandes e decisivas atuações antes de se contundir. Com dois golaços, ele virou o placar aberto por André Lima e, do outro lado, Cássio impediu que os catarinenses deixassem tudo igual novamente.
Palmeiras 3 x 3 Corinthians – 23ª rodada
Mais um empate contra um rival for a de casa que value como se fosse uma vitória. O Corinthians foi ao Allianz Parque enfrentar o Palmeiras e viu o adversário ficar à frente no placar por três vezes em um primeiro tempo maluco. No entanto, conseguiu reagir em todas elas e evitar uma nova derrota para o Verdão no Campeonato Brasileiro. O ponto e a moral conquistados foram importantes para a manutenção da campanha vitoriosa.
Corinthians 2 x 0 Santos – 27ª rodada
Diante do Internacional, na 26ª rodada, o Timão perdeu de virada jogando no Beira Rio, resultado que quebrou sua incrível sequência de 17 jogos sem derrota no Brasileirão. Era preciso, portanto, mostrar força diante do Santos na Arena Corinthians, sob o sol das 11h da manhã, para não deixar o Atlético-MG se aproximar da liderança. Foi o que aconteceu: em uma das demonstrações de que seria campeão, o alvinegro venceu o rival por 2 a 0 e seguiu firme no topo da tabela.
Ponte Preta 2 x 2 Corinthians – 29ª rodada
A Ponte Preta de Doriva estava em grande fase no Brasileirão quando recebeu o Corinthians no Moisés Lucarelli. A Macaca não fez por menos e, depois de ir para o intervalo perdendo por 1 a 0, conseguiu a virada na etapa final. Só que a equipe não contava com o improvável gol de Rodriguinho, nos últimos minutos de jogo, que deixou tudo igual. Foi um ponto suado, que ajudou a manter a confiança do campeão.
Atlético-PR 1 x 4 Corinthians – 31ª rodada
O Atlético-PR, vivendo um jejum de oito jogos sem vitória no Brasileiro, não assustava muito, mesmo jogando em casa. No entanto, a atuação do Corinthians fez com que a goleada fosse mais do que inquestionável. Além disso, o time de Tite chegou aos 69 pontos, abrindo oito de vantagem sobre o Atlético-MG, que acabou goleado pelo Sport na mesma rodada.
Atlético-MG 0 x 3 Corinthians – 33ª rodada
Na partida considerada uma final antecipada, o Timão deixou claro quem era o melhor time do Campeonato Brasileiro e o merecedor do título, a despeito das polêmicas da arbitragem no fim do primeiro turno. Jogando por uma vitória para diminuir a desvantagem para cinco pontos, o Atlético-MG deu espaços para o Corinthians massacrá-lo em pleno Independência e praticamente garantir o troféu.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.