Dia 11 tem suada vitória belga, passeio argelino e empate de Portugal no fim

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2014 22h47

EUA viraPortugal empata com os EUA no último minuto

O 11º dia de Copa do Mundo foi bastante agitado, mas somente depois do primeiro jogo do dia. O saldo do domingo (22) foi uma vitória magra da Bélgica sobre a Rússia, um triunfo com propriedade da Argélia sobre a Coreia do Sul, e um empate entre Estados Unidos e Portugal, em um jogo de boa qualidade.

As atividades neste domingo foram iniciadas com um confronto pelo grupo H. No estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), a Bélgica não jogou um futebol vistoso, mas conseguiu superar a Rússia pelo placar de 1 a 0.

O único gol do jogo foi marcado aos 43 minutos do segundo tempo, quando o atacante reserva Divock Origi, que havia entrado no lugar de Romelu Lukaku, fez o seu e assegurou a conquista dos três pontos.

No segundo jogo do dia, também do grupo H, a Argélia não deu chances para a Coreia do Sul, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), e venceu pelo placar de 4 a 2. Foi o primeiro triunfo dos africanos em Copas do Mundo desde 1982, quando eles superaram o Chile pelo placar de 3 a 2.

Os argelinos fizeram um primeiro tempo muito consistente e logo abriram 3 a 0, com gols de Slimani, Halliche e Djabou. No segundo tempo, os sul-coreanos reacenderam as esperanças após um rápido gol de Son Heung Min, mas logo voltaram a tomar um balde de água fria e tomaram o quarto gol, anotado por Brahimi. A Coreia do Sul ainda conseguiu fazer o segundo, com Koo Já Cheol, mas a reação para o empate não ocorreu.

Com os resultados da segunda rodada da chave H, a Bélgica se isolou na liderança, com seis pontos, conquistados após triunfos sobre Argélia (2 a 1), na estreia, e sobre a Rússia, e já está classificada. A Argélia conquistou seus primeiros três pontos e ficou na vice-liderança do grupo. Logo atrás estão Rússia e Coreia do Sul, que estão com um ponto cada, mas os russos levam vantagem no saldo de gols (-1 contra -2).

O embate que fechou o domingo de Copa do Mundo foi o empate por 2 a 2 entre Estados Unidos e Portugal, que concluiu a segunda rodada do grupo G.

Atuando na Arena da Amazônia, em Manaus (AM), os portugueses até largaram na frente, logo aos cinco minutos do primeiro tempo, com gol de Nani, que marcou após falha da zaga americana, mas os EUA conseguiram a virada no segundo tempo, após gols de Jermaine Jones e Dempsey. No minuto final de jogo, entretanto, Varela marcou de cabeça, depois de cruzamento de Cristiano Ronaldo, e manteve os lusos ainda vivos, mas com poucas chances de avançar.

Com os dois empates pelo mesmo placar na segunda rodada do grupo G (Alemanha e Gana ficaram também no 2 a 2 no último sábado), a Alemanha se mantém na liderança da chave, com quatro pontos, mesma quantidade somada pelos Estados Unidos, que levam desvantagem no saldo de gols (quatro para os alemães contra um dos americanos). Na terceira colocação está Gana, com apenas um ponto, e Portugal está na lanterna, também com um ponto, mas com desvantagem no saldo.

Na terceira e última rodada do grupo G, que será disputada na quinta-feira (26), às 13h (de Brasília), Portugal enfrenta Gana, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), enquanto que os Estados Unidos têm pela frente a Alemanha, na Arena Pernambuco, em Recife (PE). Tanto Gana e Portugal precisam vencer e dependem ainda do resultado do outro jogo. Alemanha e Estados Unidos dependem das próprias forças e, em caso de empate, ambos se classificam sem depender de ninguém.

A última rodada do grupo H também será realizada na quinta, mas às 17h. A Bélgica, já com a vaga assegurada na fase de mata-mata, pega a Coreia do Sul, na Arena Corinthians, em São Paulo (SP). Já a Argélia mede forças com a Rússia, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR).

Argélia, Rússia e Coreia ainda têm chances de ficarem com a segunda e última colocação da chave, mas somente os argelinos dependem das próprias forças para seguirem adiante no Mundial.