Diego Simeone, treinador que elevou patamar do Atlético de Madrid, faz aniversário

  • Por Jovem Pan
  • 27/04/2015 17h44

Atlético de Madrid EFE Diego Simeone

Não é sempre que um treinador consegue levantar um clube como o argentino Diego Simeone fez com o Atlético de Madrid, ainda mais sendo tão jovem. O “Cholo” completa, nesta terça-feira (28), 45 anos, com tempo de sobra para continuar brilhando no futebol mundial.

Simeone também foi um dos principais jogadores da Seleção Argentina entre as décadas de 1990 e 2000. Por ela, conquistou uma Copa das Confederações, duas Copa América e uma medalha de prata nas Olimpíadas de 1996. Jogou também em três Copas do Mundo: em 1994, 1998 e 2002.

Brilhou também nos gramados da Espanha e da Itália, onde conquistou títulos por Atlético de Madrid, Inter de Milão e também pela Lazio, onde conquistou o Campeonato Italiano e a Copa da Itália em 1999-2000. Se aposentou, então, em 2006, e logo se tornou treinador do Racing, da Argentina. Anos depois foi campeão argentino por Estudiantes e River Plate.

Foi no Atlético de Madrid que a carreira de Simeone como técnico decolou. Armou uma equipe sem grandes estrelas, porém com futebol muito competitivo, e venceu a Liga Europa em 2011-2012. A consagração veio na temporada 2013-2014, quando conquistou o Campeonato Espanhol desbancando os poderosos Real Madrid e Barcelona. A última vez que o clube conquistara esse título fora em 1005-1996, com hoje técnico em campo. Também chegou à final da Liga dos Campeões, e por muito pouco não conquistou também este troféu, sendo derrotado pelo Real na prorrogação.

Diego Simeone é ídolo da torcida colchonera e segue fazendo o Atlético brigar de igual para igual com equipes muito mais ricas e estreladas do futebol mundial. Recebe críticas de muitos que consideram sua estratégia demasiadamente defensiva e dependente da bola aérea. Não deixa de ser verdade, mas os resultados conquistados pelo argentino são inquestionáveis. Mesmo com poucos recursos, ele levou o time da capital espanhola a outro patamar nos últimos anos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.