Diego Souza, Felipe Melo e Pelé; relembre jogadores de linha que foram parar no gol

  • Por Jovem Pan
  • 18/05/2015 12h30
Montagem/Reprodução Diego Souza

Jogadores que cumprem mais de uma função estão cada vez mais em alta no futebol atual. Meio-campistas que atuam em todas as posições do meio (seja como volante, ou meia de ligação), volantes que jogam nas laterais, atacantes que compõem o meio, laterais que quebram um galho como zagueiro. Única função que um jogador multi-função não costuma se especializar é a de goleiro. Embora tenhamos vários exemplos de jogadores de linha que, na hora da emergência, vestiram as luvas e foram para debaixo das traves para substituir o arqueiro de seus times, como faz Diego Souza, no empate do Sport contra o Flamengo, no último domingo (18), no Maracanã.

Após a contusão do goleiro Magrão, o Sport não tinha mais direito a substituição, então Diego Souza, que já havia feito um gol na partida, foi para a meta da equipe pernambucana. Embora tenha levado o gol de empate do Flamengo, Diego Souza fez uma bela defesa nos minutos finais, impedindo o que seria a virada flamenguista.

Assim como Diego Souza, outros jogadores de linha foram para o gol, alguns brilharam, enquanto outros nem tanto.

Gaúcho – Palmeiras 1988

Em 1988, Flamengo e Palmeiras empataram em 1 a 1 no Maracanã. Zetti, então goleiro do Palmeiras, saiu machucado quando o Verdão ainda vencia a partida. O atacante alviverde, Gaúcho, foi para o gol palmeirense. Embora tenha levado o gol de empate, Gaúcho defendeu dois pênaltis e garantiu o triunfo alviverde.

Felipe Melo – Galatasaray 2012

Na temporada 2012, Felipe Melo protagonizou um momento histórico com a camisa do Galatasaray. Após expulsão do goleiro de sua equipe que cometeu pênalti no último minuto de jogo, Felipe Melo foi para o gol e defendeu a cobrança, garantindo a vitória de sua equipe sobre o Elazigspor.

Edmundo – Vasco 2008

Um dos maiores ídolos da história do Vasco, Edmundo viveu um drama com o cruzmaltino em 2008. Durante a campanha que acabou com o rebaixamento da equipe para a Série B, o Vasco enfrentou o Cruzeiro em São Januário e, após expulsão do goleiro Thiago, ao cometer pênalti, Edmundo foi para o gol tentar impedir uma goleada cruzeirense. O Animal não conseguiu pegar o pênalti, mas ainda pôde fazer algumas boas defesas.

Caio – Flamengo 1999

Em 1999, o Flamengo foi ao Distrito Federal enfrentar o Gama. Após expulsão do goleiro Clemer, o atacante Caio foi para o gol e garantiu o empate em 1 a 1 para o Rubro-negro carioca.

Taddei – Palmeiras 2001

Conhecido por sua versatilidade, o meia Taddei foi responsável por substituir o ídolo Marcos, expulso na partida diante do Vasco. Em cobrança de pênalti de Romário, taddei chegou na bola, chegou a encostar e por pouco não impediu o terceiro gol vascaíno que venceu o Palmeiras por 3 a 1.

Paulo Sérgio – Corinthians 1993

Em clássico majestoso disputado no Pacaembu, em 1993, o goleiro corintiano Ronaldo foi expulso ao cometer pênalti. Na oportunidade, o atacante Paulo Sérgio foi para a meta alvinegra. Embora não tenha defendido o penal cobrado por Raí, Paulo Sérgio fez bos defesas no restante do jogo e saiu ovacionado de campo.

Cosmin Moti – Ludogorets 2014

Nas partidas válidas para definir as equipes que irão para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, o zagueiro Cosmin Moti fez história com o Ludogorets. Após ver seu goleiro ser expulso, Moti foi para o gol tentar fazer um milagre para os búlgaros. Nos penais, diante do Steaua Bucareste, Moti bateu seu pênalti, marcou, foi para o gol e defendeu duas cobranças, selando a classificação do Ludogorets

Pelé – Santos 1963

Em 1963, o Santos tinha um dos grandes times da história do futebol. O Peixe vencia o Grêmio por 4 a 3 no Pacaembu, até os quarenta e três minutos do segundo tempo, quando o goleiro Gilmar foi expulso de campo. Coube ao Rei Pelé assumir a meta santista. Pelé fez boas defesas e ajudou o Santos a segurar o placar e garantir a classificação para a final da Taça Brasil daquele ano.

Veja a defesa de Diego Souza que impediu a virada do Flamengo contra o Sport:

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.