Diretor financeiro da Fifa desde 2003 será o substituto de Jérôme Valcke

  • Por Lancepress
  • 18/09/2015 17h05
Markus Kattner já exerceu o cargo de secretário-geral interino em 2007

Caberá ao alemão Markus Kattner assumir o posto de Jérôme Valcke, afastado pela Fifa do cargo de secretário-geral da entidade na última quinta-feira, após a acusação de ter lucrado com a venda ilegal de ingressos para a Copa do Mundo de 2014. Kattner, diretor financeiro da Fifa desde 2003, ainda responde como secretário-geral adjunto desde 2007, mesmo ano em que Valcke assumiu o agora ex-cargo.

Segundo um porta-voz da Fifa, “Markus Kattner vai administrar os assuntos cotidianos como secretário-geral adjunto”. Ele ficará no posto enquanto Valcke é investigado pela Comissão de Ética da Fifa, mas ser mantido até a próxima eleição da entidade, em de 26 de fevereiro de 2016. Será nesta data que o sucessor de Joseph Blatter, à frente da Fifa desde 1998, será escolhido. Kattner chegou a ser secretário-geral interino em junho de 2007, antes de Valcke ser escolhido para suceder o suíço Urs Linsi.

Kattner foi contratado como diretor financeiro da Fifa após ter trabalhado na Mckinsey & Company, empresa de consultoria empresarial americana fundada em 1926 e que já prestou serviços à entidade que comanda o futebol mundial. Vale lembrar que arquivos financeiros da Fifa passaram a ser investigados na Suíça após o escândalo de corrupção ter vindo à tona.