Do Brasileiro à Champions; multicampeão, Mascherano completa 31 anos

  • Por Jovem Pan
  • 08/06/2015 10h43
Javier Mascherano

Um dos destaques do Barcelona campeão da Liga dos Campeões da Europa, o argentino Javier Mascherano completa 31 anos nesta segunda-feira (08). Marcador de muita força e velocidade, o camisa 14 da equipe catalã foi revelado no River Plate e deixou a Argentina em 2005 para jogar no Corinthians. Em 10 anos fora de seu país natal, Mascherano foi do título Brasileiro com o Timão ao triunfo na Liga dos Campeões, passando pelo quase rebaixamento no West Ham.

Nascido em San Lorenzo, na Argentina, em 1984, Mascherano chegou ao Corinthians para integrar o time dos galácticos montados durante a polêmica parceria do clube com a empresa MSI. No Timão, Mascherano sofreu com lesões, chegou a passar por cirurgia no pé esquerdo, mas ainda assim comemorou a conquista do Campeonato Brasileiro.

Em 2006, o argentino chegou ao West Ham junto com seu compatriota Carlos Tévez. Na Inglaterra, a dupla argentina livrou o clube do rebaixamento, desempenho que os levaram para clubes maiores. Enquanto Tévez foi para o Manchester United, Mascherano chegou ao Liverpool, onde jogou um grande futebol e, mesmo sem conquistar títulos, despertou interesse do Barcelona de Pep Guardiola.

Em cinco anos vestindo a camisa do Barça, o camisa 14 dividiu as funções de volante e zagueiro. Fixou a vaga de titular na zaga da equipe catalã após as lesões de Puyol e conquistou três títulos espanhóis, duas Ligas dos Campeões e um Mundial de Clubes da Fifa.

Com a seleção argentina, Mascherano disputou as Copas do Mundo de 2006, 2010 e 2014. Na última, foi um dos grandes destaques da equipe que chegou ao vice-campeonato. Com a seleção, o volante conquistou duas medalhas de ouro nas olimpíadas de 2004 e 2008.