Doda Miranda fica em 9º na final individual de saltos; Veniss é 16º

  • Por EFE
  • 19/08/2016 15h30
  • BlueSky
RJ - OLIMPÍADAS-HIPISMO - ESPORTES - O atleta Doda Miranda do Brasil durante a final de Hipismo das Olimpíadas Rio 2016, realizada em Deodoro, no Rio de Janeiro (RJ), nesta sexta-feira (19). 19/08/2016 - Foto: DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Doda Miranda fica em 9º na final individual de saltos

O brasileiro Álvaro de Miranda Neto, o Doda, ficou em nono lugar na final individual de saltos do hipismo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, realizada nesta sexta-feira. Na mesma prova, Pedro Veniss foi o segundo melhor representante do Brasil, ficando na 16ª posição.

As medalhas foram decididas no desempate entre seis competidores que terminaram as duas etapas zerados. O ouro ficou com o britânico Nick Skelton, que fez prova perfeita em 42’82”, menos tempo que sueco Peder Fredricson, que levou a prata sem cometer faltas, mas em 43’35”. Completou o pódio, com o bronze, o canadense Eric Lamaze, que perdeu quatro pontos e encerrou o percurso em 42’09”. Campeão olímpico em Londres, o suíço Steve Guerdat também foi descontado em quatro pontos, mas finalizou a prova em 43’08”, terminando na quarta posição.

Ambos os brasileiros iniciaram a segunda volta da decisão com quatro pontos de punição, após empatarem na 16ª colocação ao término do primeiro percurso. Eduardo Menezes, que cometeu duas faltas na rodada inicial, totalizou oito pontos perdidos e foi eliminado com o 28º lugar.

Doda completou o segundo percurso sem nenhuma falta e dentro do tempo, terminando zerado, mas com a soma de quatro pontos perdidos. Veniss fez pista limpa e recebeu um ponto de punição por ultrapassar o tempo de 68 segundos, totalizando cinco.

Apenas os cavaleiros com os 20 melhores desempenhos – 27 entre os 35 competidores da final – avançaram para a segunda fase, na qual o resultado é somado ao da primeira volta para a definição da pontuação final.

Todos iniciaram as finais em igualdade de condições, zerados das apresentações feitas nos dias anteriores. Assim como nas provas de classificação, os obstáculos representavam características do Rio de Janeiro e do Brasil, como uma asa-delta, bandeiras de festa junina e o bonde de Santa Teresa.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.