Duelo de gigantes: o que esperar de Mourinho e Guardiola no futebol inglês

  • Por Cléberson Santos / Jovem Pan
  • 05/07/2016 15h58

Mourinho e Guardiola durante suas respectivas apresentações em Manchester

Agência EFE Mourinho e Guardiola durante suas respectivas apresentações em Manchester

Existem muitas rivalidades no futebol mundial, seja entre times, seleções, craques e, por que não, entre técnicos. É o caso de José Mourinho e Pep Guardiola, dois treinadores excepcionais e vencedores, de estilos completamente diferentes e que já estiveram em lados opostos pelo futebol espanhol e agora se enfrentarão novamente na Inglaterra.

Entre 2010 e 2012, Mourinho e Guardiola treinavam, respectivamente, o Real Madrid e o Barcelona. Em se tratando de Campeonato Espanhol, foi uma taça para cada lado. Guardiola alcançou na temporada 2010/2011 seu tricampeonato espanhol enquanto Mourinho quebrou a hegemonia catalã na temporada seguinte. Na Copa do Rei, a mesma igualdade, porém invertida: vitória madridista em 2011 e do Barça em 2012.

A briga entre esses dois times se acirrou ainda mais com o Real sendo eliminado pelo rival na semifinal da Liga dos Campeões de 2010/2011. Aliás, esta não é a única vez que Pep complicou o caminhou do português na Liga. Em 2010, o Barcelona venceu a então campeã Inter de Milão, também na semifinal, que na época era comandada por Mourinho. 

Ao todo, os dois técnicos se enfrentaram 16 vezes desde 2009, sendo 7 vitórias para o lado catalão, enquanto o português venceu apenas 3 vezes. O último encontro entre eles foi na Supercopa da Europa de 2013, quando o Bayern bateu o Chelsea nos pênaltis.

Agora, com os dois treinadores a frente dos rivais de Manchester, pode ser a chance de Mourinho tentar reverter a desvantagem, já que pelo menos dois encontros, pelo Campeonato Inglês, já estão previstos. City x United se encontrarão já na quarta rodada da Premier League, no fim de semana do dia 10 e 11 de setembro.

Mourinho foi campeão inglês na sua última passagem pelo Chelsea

A diferença dos estilos

Marcado pelo perfil polêmico e provocador, Mourinho é um treinador que valoriza um futebol estratégico, permitindo que o outro time tenha a posse de bola e preparados para contra atacar ao mínimo deslize do adversário. Mais do que isso, Mourinho preza por vencer suas partidas, não se importando tanto em apresentar um futebol bonito.

O estilo empregado em campo por Guardiola é completamente contrário. O treinador catação familiarizou o “tiki taka”, usado pelo Barcelona até hoje, que valoriza a posse de bola e a troca de passes entre seus jogadores.

Essas diferenças podem ser evidenciadas nas estatísticas da última partida entre os treinadores. O empate por 2 a 2 entre Bayern e Chelsea pela Supercopa da Europa em 2013 terminou com 64% de posse de bola para o time de Guardiola, além 37 finalizações e 784 passes, enquanto o Chelsea deu apenas 261, conseguindo finalizar 14 vezes.

Guardiola venceu duas Liga dos Campeões pelo Barcelona

O futuro em Manchester

Guardiola foi apresentado ao Manchester City na última segunda (04) falando que deseja dar orgulho a sua torcida e que precisa conhecer os jogadores que estão a sua disposição. O meio campo, peça importante do esquema tático do catalão, foi reforçado por Gündogan, que tem um sucesso de 87,8% nos passes dados na última temporada pelo Borussia Dortmund. Nolito, que estava no Celta de Vigo, também é um dos recentes reforços do Manchester City. O meia atacante marcou 12 gols e deu sete assistências, ajudando o limitado time espanhol a terminar o campeonato na 6ª colocação. Eles reforçam o time que já conta com De Bruyne, Sterling e Aguero, que já fizeram uma ótima temporada pelo lado azul de Manchester.

Mourinho chega ao United com a missão de ser o primeiro técnico vitorioso desde o fim da “Era Ferguson” e contará com o importante reforço de Ibrahimovic, que foi seu comandado na Inter de Milão entre 2008 e 2009. Zlatan, que marcou 52 gols na temporada passada, reforça um ataque que já conta com Martial, Rooney e Rashford. O zagueiro Smalling, que atua também como lateral, e Schweinsteiger podem ser peças que impulsionem a característica de retranca e contra ataque de Mourinho, porém a imprensa inglesa especula que o português deseja ter o volante Pogba, que traria mais velocidade e habilidade ao meio campo formado também por Fellaini e Schneiderlin.  

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.