Dunga evita desfalcar clubes brasileiros, mas avisa: prioridade é a Seleção

  • Por Jovem Pan
  • 19/08/2014 12h36

Dunga diz que pretende ter uma base feita de jogadores que atuam no futebol nacional na Seleção

Mowa Press Dunga anuncia a sua primeira convocação da Seleção Brasileira

O técnico Dunga mandou um sinal muito claro em sua primeira convocação da Seleção Brasileira: está de olho nos clubes brasileiros. Com seis jogadores que atuam no País, o treinador pede compreensão dos técnicos nacionais, que perderão jogadores em momentos importantes da temporada.

“Nós falamos com alguns técnicos e tivemos a sensibilidade de convocar dois jogadores de cada equipe. Todo treinador tem a liberdade de pensar e agir como entende, mas a prioridade tem de ser a Seleção Brasileira. Todo jogador sonha com a Seleção”, disse Dunga.

“Na primeira vez que estive na Seleção, uma boa base era de jogadores brasileiros. Mas estamos convocando estes jogadores pela qualidade deles. Vamos priorizar sempre a parte da qualidade, da competitividade e do desempenho”, completou.

Jefferson, Gil, Elias, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Diego Tardelli foram chamados pelo treinador para os amistosos contra Colômbia e Equador, que serão disputados nos dias 5 e 9 de setembro, respectivamente. Com isso, Corinthians, Botafogo, Cruzeiro e Atlético-MG perdem os jogadores para as 19ª e 20[ rodadas do Campeonato Brasileiro, além das partidas decisivas da Copa do Brasil, já que os jogadores ficarão fora de seus cubleas entre os dias 1] e 10 de setembro.

Outro ponto curioso é a falta de um centroavante na convocação. O atleta com a característica mais próxima dessa é a de Diego Tardelli, que mesmo assim costuma jogar ao lado de Jô no Atlético-MG. Dunga minimizou a falta de um homem de referência na área.

“Tem a opção de jogar com o 9 fixo e sem o 9. Temos os jogadores que podem jogar em diferentes funções, tanto de movimentação quanto com a referência. O Müller, da Alemanha, fez isso na Copa do Mundo, e nós temos atletas capazes disso também”, explicou.

A convocação também marcou o retorno de Neymar para a Seleção após a sua lesão na Copa do Mundo. Fora da lista de Dunga na Copa de 2010, o treinador elogiou a evolução do jogador, e quer que ele seja uma referência para a equipe.

“Temos que aproveitar o Neymar como referência para a Seleção e para os jovens que estão surgindo, para que ele possa dar os dribles e também trabalhar com responsabilidade”, afirmou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.