Dunga, Mano, Luxa e Jair Picerni; relembre treinadores da Seleção em Olimpíadas

  • Por Jovem Pan
  • 09/05/2015 18h08
Treinadores que dirigiram a Seleção Brasileira em Olimpíadas

A demissão de Alexandre Gallo da Seleção Brasileira Sub20 e Seleção Olímpica, colocou o time que disputará as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, no colo do treinador da Seleção principal. A responsabilidade de conquistar a primeira medalha olímpica da história do futebol brasileiro ficará a cargo de Dunga.

O capitão do tetra teve duas oportunidades de conquistar o ouro olímpico. Em 1984 como jogador, em Los Angeles, e como treinador em 2008, nos Jogos de Pequim.

Em alguns momentos, a CBF optou por colocar o treinador da Seleção principal para comandar o time olímpico. Em outras oportunidades, outro treinador foi escolhido para tentar a medalha.

Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, o time que contava com Dunga e Mauro Galvão foi comandado por Jair Picerni. A equipe de Picerni foi bem, chegou a final do torneio, mas acabou derrotada para a França por 2 a 0, e ficou com a medalha de prata.

Em Seul 1988, a Seleção Brasileira contava com Neto, Taffarel, Jorginho, Romário e Bebeto. O bom time verde e amarelo voltou a disputar a final olímpica, mas novamente ficou com a prata ao ser derrotada pela União Soviética. O comandante do Brasil na oportunidade foi Carlos Alberto Silva.

O futebol brasileiro não disputou as Olimpíadas de 1992, e só voltou aos Jogos em 1996, nas Olimpíadas de Atlanta. Na oportunidade, Zagallo, que comandava o time principal, foi quem comandou a equipe olímpica que contava com Dida, Roberto Carlos, Rivaldo e Ronaldo.  O Brasil acabou derrotado pela Nigéria na semifinal e encerrou sua participação com a delhada de bronze.

Em 2000, a Seleção Brasileira chegou aos Jogos Olímpicos de Sidney sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. O time montado com Alex, Roger, Ronaldinho Gaúcho e Lúcio parou nas quartas de final, ao perder para Camarões, na morte súbita.

Já em 2004, a geração de Diego e Robinho não conseguiu classificação para os Jogos de Atenas, e o futebol do Brasil voltou a disputar Olimpíadas em Pequim 2008, comandado por Dunga. Novamente a queda veio nas semifinais, dessa vez para a Argentina, e o time que contava com Thiago Silva, Hernanes, Thiago Neves, Alexandre Pato e Diego ficou com o bronze.

Na última Olimpíada, em Londres 2012, novamente o treinador da Seleção principal tentou conquistar o tão esperado ouro olímpico. Mano Menezes montou um time com Neymar, Leandro Damião, Hulk, Marcelo, Lucas e Oscar, mas perdeu para o México na grande final e acabou com a prata.