“El Clássico”: confira as nove verdades e uma mentira de Real Madrid x Barcelona
Barcelona e Real Madrid se enfrentam neste domingo (23), e o jogo é considerado a final antecipada do Campeonato Espanhol – o time merengue tem três pontos de vantagem sobre o Barça e faltam apenas seis rodadas para o fim do campeonato.
Para entrar no clima do confronto e da principal febre das redes sociais na última semana, a Jovem Pan preparou listou nove verdades e uma mentira sobre clássico espanhol. Consegue descobrir qual das curiosidades não é real?
1. O “El Clásico” de abril de 2016, vencido por 2 a 1 pelo Real, teve uma audiência três vezes maior que a do Super Bowl: 600 milhões de pessoas assistiram ao jogo ao redor do mundo, contra 200 milhões da final da NFL, 300 mi da decisão da Euro e 400 milhões da final da Liga dos Campeões.
2. Em 2000, o Camp Nou foi palco de uma cena digna de Libertadores. Os torcedores do Barça atiraram garrafas e até uma cabeça de porco em direção a Figo, que era ídolo no Barcelona e transferiu-se para o Real.
3. O Brasil é o quarto país que mais procurou ingressos para o duelo deste domingo. 5,3% dos ingressos vendidos para estrangeiros foram comprados por brasileiros, o que representa um aumento de 130%.
4. Na história do confronto, o Real tem apenas três vitórias a mais que o Barcelona. São 93 vitórias madridistas contra 90 da equipe azul-grená, além de outros 49 empates.
5. Os dois maiores artilheiros do clássico são argentinos. Lionel Messi lidera com 21 gols, seguido de Di Stéfano, que atuou nos dois times e balançou as redes 18 vezes.
6. Já os maiores artilheiros brasileiros na partida são Neymar, que tem três gols, e Romário, que também marcou três vezes, só que num único jogo, no clássico de 1994.
7. Suárez voltou da sua punição de três meses por ter mordido Chiellini na Copa de 2014 justamente no clássico. Apesar de ter dado o passe para Neymar marcar, o Barça saiu derrotado do confronto por 3 a 1.
8. Real Madrid e Barcelona já se enfrentaram em 33 amistosos, alguns inclusive fora da Espanha. A última ocasião em que viajaram para o duelo foi em 1982, quando o Real venceu o Barça por 1 a 0 na “Copa Presidente de la República”, na Venezuela.
9. A última vez em que “El Clásico” terminou em 0 a 0 foi em novembro de 2002. Geralmente, o confronto é certeza de gol. Historicamente, o confronto apresenta uma média de 3,27 gols por jogo.
10. Falando em gols, a maior goleada do clássico foi um 11 a 1 do Real Madrid em 1943 pela Copa del Generalíssimo, antigo nome da Copa do Rei. Foram oito apenas no primeiro tempo, além de outros quatro marcados pelo Real que foram anulados.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.