Em 1975, Pace fazia história e se tornava segundo brasileiro a vencer em casa

  • Por Jovem Pan
  • 06/11/2014 13h11
Automobilismo: o piloto José Carlos Pace comemora sua primeira vitória na Fórmula 1 ao vencer o Grande Prêmio do Brasil, no autódromo de Interlagos, São Paulo (SP). (Crédito: 26.jan.1975/Folhapress) Folhapress Pace comemora a vitória em Interlagos em 1975

Nomes como Senna, Fittipaldi e Piquet vêm à mente tona quando se fala em sucesso brasileiro na Fórmula 1. Contudo, o sobrenome Pace nem sempre é lembrado como deveria. Em 1975, José Carlos Pace foi o segundo piloto brasileiro a conquistar uma vitória correndo em solo brasileiro. A etapa daquele ano, disputada no GP de Interlagos, teve outra marca histórica para os donos casa: primeira dobradinha verde e amarela nos pódios da principal categoria do automobilismo, graças ao segundo lugar de Emerson Fittipaldi.

Nascido em São Paulo no ano de 1944, Pace debutou na Fórmula 1 em 1972 pela Williams antes de correr pela Surtees. Em 1974, o brasileiro ingressou na Brabham, equipe pela qual conquistou o primeiro pódio: nos EUA, terminando a prova na segunda colocação.

1975, contudo, seria o ano de ouro para Pace. Na primeira etapa da temporada, o brasileiro liderava a prova disputada na Argentina quando seu carro apresentou problemas e ele acabou forçado a abandonar a corrida. Apesar de tudo, por seu estilo corajoso de pilotar, ele era considerado um dos favoritos ao título do Mundial.

A segunda etapa daquele ano era justamente o GP do Brasil, em Interlagos. Nos últimos dois anos, Emerson Fittipaldi ocupou o lugar mais alto do pódio verde e amarelo e prometia tentar a terceira vitória consecutiva. No treino classificatório, Fittipaldi foi o segundo mais rápido enquanto Pace largaria na modesta sexta colocação.

No dia 26 de janeiro, o sol intenso e mais de 100 mil pessoas em Interlagos aguardava por uma prova histórica. Logo na largada, Fittipaldi largou mal e caiu para sétimo. Pace, por sua vez, foi bem e saltou para o terceiro lugar. Enquanto isso, o francês Jean Pierre Jarrier liderava a prova.

A partir da metade da prova, os brasileiros se transformaram nos protagonistas. Pace superou o argentino Reutemann e deu início a caça ao líder francês. Enquanto isso, Fittipaldi ia superando nomes como Regazzoni e Lauda até chegar a terceira colocação. Na 32ª volta, o carro de Jarrier apresentou problemas e o caminho ficou livre para a dupla brasileira brilhar. Ao final das quarenta voltas, Pace no lugar mais auto do pódio seguido por Fittipaldi.

Essa seria a única vitória de José Carlos Pace na Fórmula 1. O brasileiro que entrou para história do automobilismo morreria em 1977, dois anos depois de seu pódio em Interlagos, em um acidente aéreo na Serra da Cantareira, em São Paulo. Depois do feito histórico de Pace, levaria oito anos para outro dono da casa [Nelson Piquet, em 1986] vencer no Brasil.

Como homenagem a história do piloto, o GP de Interlagos foi rebatizado como o nome de José Carlos Pace em 1985. Posteriormente, o segundo piloto brasileiro a vencer em casa recebeu um busto em sua homenagem na entrada principal. 

Confira o vídeo da corrida em 1975: 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.