Em guerra com federação, clubes da 1ª divisão francesa rompem com sindicato
Paris, 12 ago (EFE).- O sindicato de clubes do futebol francês teve debandada nesta quarta-feira, como forma de protesto contra a decisão da entidade, ligada à federação do país (FFF) de recorrer a medida de reduzir a dois os rebaixados para a segunda divisão nesta temporada.
Ao todo, 18 dos 20 filiados se desvincularam da União de Clubes Profissionais, que também inclui os participantes da segunda divisão. Da elite, apenas Guingamp e Rennes não acompanharam os demais rivais.
Este é mais um capítulo da guerra envolvendo clubes e federação, pela redução dos rebaixados para a segunda divisão, proposta pela liga que organiza o campeonato nacional (LFP), e a divisão do dinheiro recebido da televisão.
O Conselho de Estado, máxima instância administrativa francesa, deverá se posicionar amanhã sobre a decisão da FFF de anular a mudança de três para dois o número de descendidos na elite do país, realizada pela LFP.
A intenção dos clubes dissidentes, segundo a imprensa, é criar nova entidade, principalmente para conseguir rediscutir a receita proveniente da TV. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.