Em La Paz, Bolívia derrota o Peru e segue viva nas Eliminatórias da Copa de 2018

  • Por Estadão Conteúdo
  • 01/09/2016 19h38
EFE Marcelo Moreno voltou a jogar pela seleção boliviana depois de dois anos

Com a ajuda de seus jogadores mais experientes, a seleção da Bolívia derrotou o Peru por 2 a 0, nesta quinta-feira, no estádio Hernando Siles, em La Paz, e segue viva nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, quer será na Rússia. Após sete rodadas, os bolivianos chegaram a seis pontos e subiram para a oitava colocação na tabela de classificação, ultrapassando justamente os peruanos, que ficaram com quatro.

Em campo, a Bolívia teve a estreia do treinador argentino Guillermo Hoyos, que substitui Julio Cesar Baldivieso, e a volta do centroavante Marcelo Moreno, ex-Cruzeiro, Flamengo e Grêmio, ausente da seleção há mais de dois anos por questões pessoais. E outro jogador experiente, o meia Pablo Escobar, foi o autor do primeiro gol, em bela cobrança de falta pela direita, aos 38 minutos do primeiro tempo.

Antes de abrir o placar, a Bolívia tinha dificuldades para penetrar na forte defesa peruana armada pelo técnico argentino Ricardo Gareca. O mesmo acontecia com o Peru, que sofria com os efeitos da altitude de mais de 3.600 metros acima do nível do mar. Tanto que o centroavante Paolo Guerrero, do Flamengo, pediu para ser poupado no primeiro tempo e só entrou no intervalo.

Com ele em campo, o Peru por pouco conseguiu o empate logo no primeiro minuto da segunda etapa. Ele recebeu na área de costas para o gol, fez um rápido giro para a direita e chutou de esquerda rente à trave direita do goleiro Romel Quiñonez.

Atrás no placar, os peruanos foram ao ataque, mas consagraram Quiñonez, que fez três defesas difíceis e pôde comemorar, aos 42 minutos, o gol que garantiu a vitória boliviana por 2 a 0. Aos 42 minutos, após escanteio cobrado pelo lado esquerdo, o volante Ronald Raldés cabeceou com força no contrapé do arqueiro Pedro Gallese.

Na próxima rodada das Eliminatórias, a oitava, a Bolívia visitará o Chile no estádio Monumental David Arellano, em Santiago, nesta terça-feira, às 20h30min. No mesmo dia, o Peru receberá o Equador no estádio Nacional, em Lima, às 23h15min. Para a Copa de 2018 avançam direto os quatro primeiros colocados. O quinto disputará uma repescagem contra um representante da Oceania.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.