Embalado por classificação suada e título estadual, Cruzeiro encara o Cerro

  • Por Agencia EFE
  • 15/04/2014 17h44

Belo Horizonte, 15 abr (EFE).- Campeão mineiro no último domingo e classificado para as oitavas de final da Taça Libertadores depois de ter corrido sério risco de eliminação, o Cruzeiro tentará dar sequência à boa fase nesta quarta-feira enfrentando o Cerro Porteño, no Mineirão, em jogo de ida pelas oitavas de final do torneio continental.

Vencedor do Campeonato Brasileiro no último ano sem grandes dificuldades, a Raposa vem tendo um primeiro semestre de altos e baixos, mas até agora vem conseguindo cumprir seus objetivos. O título estadual foi conquistado sem muito brilho, com dois empates sem gols com o maior rival, o Atlético-MG. No jogo de volta, no último final de semana, o Galo teve um pênalti marcado a seu favor aos 42 minutos do segundo tempo, mas a arbitragem voltou atrás marcando impedimento na origem do lance.

Mais difícil ainda foi obter a vaga entre os 16 melhores da Libertadores. O time chegou a ter apenas quatro pontos em quatro rodadas, mas as vitórias sobre o Universidad do Chile por 2 a 0 em Santiago e sobre o Real Garcilaso por 3 a 0 em Belo Horizonte garantiram o segundo lugar do grupo 5, com dez pontos, um a menos que o Defensor, do Uruguai.

O Cerro também não teve vida fácil na fase anterior e se confirmou nas oitavas apenas na última rodada, vencendo o Deportivo Cali por 3 a 2 em Assunção. Como foi o primeiro colocado de sua chave, tem a vantagem de decidir o confronto com o campeão brasileiro no Paraguai.

Para o duelo em casa diante do time paraguaio, o técnico Marcelo Oliveira perdeu dois jogadores importantes. Ele já não podia contar com o volante Nilton, que cumpre o último dos três jogos de suspensão pela expulsão diante do Defensor e será substituído por Henrique mais uma vez, e agora perdeu o meia Ricardo Goulart e o atacante Dagoberto, ambos com problemas na coxa. O primeiro deve ser substituído por Borges, com Júlio Baptista atuando mais recuado, e o segundo, por Willian.

A outra troca em relação à escalação da maioria dos jogos da fase de grupos é na lateral direita, em que Mayke vem agradando e provavelmente ganhará a posição de Ceará.

Comandado pelo ex-lateral de Grêmio e Palmeiras Francisco Arce, o Cerro conta com o artilheiro da Libertadores, o ex-meia do Atlético-PR Julio dos Santos, que tem cinco gols, e o atacante Dani Güiza, campeão da Eurocopa de 2008 pela Espanha.

A única novidade em relação à vitória sobre o Deportivo Cali na última semana será a entrada do volante Fidencio Oviedo, que na partida anterior cumpriu suspensão.

Quem levar a melhor nessa eliminatória terá pela frente o Grêmio ou o San Lorenzo. O primeiro jogo entre o time brasileiro e o atual campeão argentino acontecerá no próximo dia 23, em Buenos Aires.

None

Prováveis escalações:.

Cruzeiro: Fabio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Samudio; Henrique e Lucas Silva; Júlio Baptista, Everton Ribeiro e Willian; Borges. Técnico: Marcelo Oliveira.

Cerro Porteño: Fernández; Bonet, Cardozo, Ortiz e Alonso; Corujo, Oviedo, Julio dos Santos e Óscar Romero; Ángel Romero e Güiza. Técnico: Francisco Arce.

Árbitro: Daniel Fedorczuk (Uruguai), auxiliado por seus compatriotas Carlos Pastorino e Gabriel Popovits.

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte. EFE