Embarcações dos EUA chegam a Cuba em regata Havana Challenge

  • Por Agencia EFE
  • 16/05/2015 22h04

Havana, 16 mai (EFE).- Cerca de cem americanos em 20 embarcações chegaram neste sábado a Havana procedentes de Key West (Flórida) como parte da regata Havana Challenge, a primeira em 15 anos que recebe autorização do governo dos Estados Unidos para participar de um evento náutico com Cuba.

As embarcações saíram na manhã deste sábado de Key West e três do tipo Hobbie Cats-16 foram as primeiras a começar a chegar ao Clube Náutico Internacional Hemingway de Havana, segundo constatou a Agência Efe.

Além disso, se prevê a chegada de outra Hobbie Cats e de embarcações de apoio, entre as quais se destacam duas réplicas de escunas do século XVIII, segundo detalhes informados à imprensa pelo comodoro do Hemingway, José Miguel Díaz Escrich.

Entre os americanos que viajam nesta iniciativa para Cuba estão o prefeito de Key West, Craig Cates, e os regatistas Joe Weatherby e George Bellenger, que participaram do primeiro Havana Challenge no ano de 2000 e são os principais promotores desta nova edição.

Está previsto que na terça-feira 19 aconteça uma competição no litoral do malecón de Havana, onde se enfrentarão cinco equipes dos EUA e igual número de Cuba nas Hobbie Cats, embarcações muito rápidas, leves e instáveis.

Na quarta-feira 20, ocorrerá uma parada náutica das duas escunas procedentes de Key West, e no dia seguinte as embarcações voltam aos EUA.

Estrich explicou que o Havana Challenge foi organizado pela primeira vez no ano 2000, mas nunca, até agora, pôde se repetir o evento devido à falta de permissões como parte da política de bloqueio dos EUA contra Cuba.

Desse modo este será o primeiro evento náutico entre os dois países que recebe permissões depois que em 2004 o então presidente dos EUA, George Bush, assinou uma ordem, ainda vigente, que proíbe embarcações de recreio navegar para Cuba, salvo autorização do Departamento de Comércio. EFE

arj/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.