Emissora alemã diz que maioria dos flagrados em antidoping não são julgados
Berlim, 1 ago (EFE).- Um relatório divulgado pela televisão pública alemã “ARD”, segundo o qual apenas um terço dos atletas suspeitos de doping foi punido ou julgado, gerou o alarme do âmbito olímpico.
A reportagem, realizada em conjunto pela “ARD” e pelo jornal “Sunday Times”, se baseia em uma lista de 12 mil exames antidoping, sobre um total de 5 mil atletas, correspondentes ao período entre 2001 e 2012 e contidos no banco de dados da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).
De acordo com as análises, não houve medidas contra a maioria dos suspeitos, entre os quais se encontram campeões olímpicos e mundiais.
Apenas sobre um terço do total foram abertos procedimentos ou aplicadas punições, os dois terços restantes não sofreram nenhuma consequência, afirma a “ARD”, em comunicado divulgado neste fim de semana, coincidindo com a divulgação da reportagem.
A matéria da televisão alemã é intitulada “Doping secreto: o império das sombras no atletismo” e já provocou reações na Agência Mundial Antidoping (AMA).
“Isto é alarmante. Estamos indignados com a dimensão dessas incriminações”, afirmou o presidente da AMA, Craig Reedie, em uma parte do congresso do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Kuala Lumpur.
Em dezembro, a agência abriu investigações sobre o doping em massa na Rússia, também por causa das informações então divulgadas pela “ARD”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.