Empolgado e cauteloso, Luis Enrique é apresentado pelo Barcelona

  • Por Jovem Pan
  • 21/05/2014 10h26
EFE Apresentação de Luis Enrique

Em fase de reformulação depois de ter desempenho irregular nesta temporada, o Barcelona apresentou oficialmente, nesta quarta-feira, o treinador Luis Enrique, contratado para substituir o argentino Gerardo Martino. Empolgado com esta nova etapa de sua carreira, o técnico analisou as possibilidades de futuro do clube catalão e mostrou confiança em implementar sistema tático ofensivo no time blaugraná.

“Todos querem saber o que acontecerá, mas nosso ritmo é mais calmo. Temos que decidir e avaliar. Os jogadores devem reconhecer que não podem atuar de qualquer maneira nesta equipe, pois sabem que podem ir embora se o nível cair. Dentro das condições de mercado, buscaremos reforços da melhor maneira possível. A ideia é ter reforços em todos os setores para este projeto encantador”, afirmou o treinador, que estava no Celta de Vigo.

Atleta do Barcelona entre 1996 e 2004, Luis Enrique trabalhou como técnico nas categorias de base do clube catalão durante três anos (2008 e 2011). Na sequência, acertou contrato com a Roma, onde permaneceu por uma temporada antes de chegar ao Celta de Vigo. Na equipe espanhola, com condições mais modestas, fez campanha segura e deixou o time na nona colocação do campeonato nacional.

Na equipe blaugraná, por sua vez, o técnico terá missão de comandar trabalhar de grande reformulação de peças. Nomes importantes da história do clube, como o goleiro Victor Valdés e o zagueiro Carles Puyol, já deixaram o elenco. A ideia dos dirigentes do Barcelona é fazer alterações no grupo tendo atletas como Piqué, Sergio Busquets, Andrés Iniesta, Neymar e Lionel Messi como principais referências.

“Jogaremos de maneira ofensiva, assim como é a tradição deste clube. Isso significa que também defenderemos. Falarei com os jogadores para assimilarem meus conceitos de maneira atrativa e afetiva. Posso agregar muitas coisas ao time, sou capaz de atingir este objetivo. Para defender, não há nada melhor do que a posse de bola. Buscarei soluções para equipe não ser previsível”, completou o treinador, que ainda analisou possível saída do meio-campista Xavi Hernández.

“É um amigo e ex-companheiro. Poderia falar maravilhas dele. Agora, tem um compromisso pela Espanha na Copa do Mundo, mas chegará o momento em que sentaremos e iremos avaliar a situação em conjunto. Após isso, decidiremos”, encerrou Luis Enrique, que terá Juan Carlos Unzué e Robert Moreno como assistentes.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.