Empresário argentino que se entregou na Itália está em prisão domiciliar
Alejandro Burzaco
Alejandro BurzacoO empresário argentino Alejandro Burzaco, com pedido de captura internacional por envolvimento no caso de corrupção na Fifa, se entregou nesta terça-feira na delegacia da cidade de Bolzano, no norte da Itália, informaram à Agência Efe fontes policiais.
O homem, de 50 anos, chegou ao local junto de dois advogados, um argentino e um italiano. Agora, ele aguarda a decisão se ficará detido na delegacia ou se poderá esperar em prisão domiciliar até que seu processo de extradição seja concluído.
Burzaco, diretor-executivo da empresa Torneos y Competencias, foi acusado pela Justiça dos Estados Unidos de “formação de quadrilha destinada a cobrar subornos” para a comercialização do marketing e da publicidade de campeonatos da Fifa.
As denúncias contra o empresário foram aceitas pelo juiz argentino Claudio Bonadio no último dia 1 de junho, quando Burzaco apresentou recurso contra sua extradição aos EUA. O mesmo pedido foi feito por outros dois empresários argentinos acusados de corrupção na Fifa, Hugo Jinkins e seu filho Mariano, atualmente foragidos.
Na última sexta-feira, a polícia argentina fez uma batida nos escritórios das empresas dos Jinkins por ordem de Bonadio, com o objetivo de reunir informações que permitam estabelecer o paradeiro dos acusados.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.