Entre títulos e rebaixamento; relembre grandes ídolos da história de Barça e Juve

  • Por Jovem Pan
  • 02/06/2015 11h25
Montagem/Reprodução Com histórias mais que centenárias

Com histórias mais do que centenárias, Barcelona e Juventus acumularam ídolos ao longo do tempo. Entre craques inquestionáveis e atletas voluntariosos, diversos jogadores marcaram época nos gigantes da Espanha e da Itália.

Finalistas da Liga dos Campeões da Europa, Barcelona e Juventus tem o privilégio de contar em seus times atuais com jogadores que, com certeza, entram na lista dos maiores ídolos de suas histórias. É impossível falar do time catalão sem relacionar diretamente com Lionel Messi que, para muitos, já é considerado o maior de todos os tempos no clube. Na Velha Senhora, Gialuigi Buffon figura entre os maiores de todos os tempos.

Veja outros 5 grandes ídolos da história do Barcelona:

Johan Cruyff: um dos maiores jogadores da história do futebol, Cruyff conseguiu ser ídolo do Barcelona como jogador e treinador. Foram cinco anos defendendo o clube como atleta. Posteriormente, mais oito anos como treinador na época mais vitoriosa do clube, com as conquistas de quatros campeonatos espanhóis, além de uma liga dos Campeões.

Joan Gamper: fundador do clube catalão, Gamper é considerado a primeira grande estrela da história do Barcelona. Como jogador, foram quatro anos com a camisa azul-grená. Posteriormente, ficou quase vinte anos como presidente do clube.

Evaristo de Macedo: goleador nato, o brasileiro Evaristo de Macedo é considerado até hoje um dos maiores estrangeiros que já vestiram a camisa do Barcelona. O carioca jogou no clube catalão entre 1957 e 1962, e marcou 178 gols.

Carles Puyol: com muita vontade, seriedade e determinação, Puyol só vestiu a camisa do Barcelona em sua carreira. Em 19 anos de profissional, o zagueiro conquistou mais de 20 títulos com o Barça, muitos deles como capitão da equipe.

Pep Guardiola: mesmo sendo bom defensor, Guardiola não figura entre os jogadores mais brilhantes do clube catalão, Ainda assim, sua história no Barcelona o coloca entre os grandes de todos os tempos no Camp Nou. Nascido na Catalunha, Pep começou a carreira no Barça, lá jogou por onze anos, conquistou seis espanhóis e uma Liga dos Campeões. Depois de encerrar a carreira, retornou ao clube como treinador e fez do time de Messi, Xavi e Iniesta uma das maiores equipes de todos os tempos.

Veja outros 5 grandes ídolos da história da Juventus:

Michel Platini: um dos maiores jogadores franceses, Platini marcou época nos cinco anos em que defendeu a Juve. Bicampeão italiano e campeão europeus, o francês recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo vestindo a camisa da Velha Senhora em 1983.

Giampiero Boniperti: ex-atacante, Boniperti chegou à Juventus durante a melhor fase do rival de Turim, o Torino. Boniperti jogou 15 anos na Juve, conquistou 5 vezes o Italiano e se tornou presidente do clube.

Zinédine Zidane: dos três prêmios que conquistou de melhor jogador do mundo, em dois Zidane defendia a Juventus. Em cinco anos de clube, Zizou conquistou seis títulos.

Pavel Nedved: substituto de Zidane que deixou a Juve em 2001, Nedved ficou oito anos no clube de Turim. Apesar de marcar época conquistando duas vezes o Campeonato Italiano, Nedved fincou de vez seu nome na história da Juventus ao não abandonar a Velha Senhora no rebaixamento após escândalo de combinações de resultados que levou o clube à Série B.

Alessandro Del Piero: em quase vinte anos de Juventus, Del Piero conquistou seis Italianos, uma Liga dos Campeões e se tornou o maior artilheiro da história do clube. O ex-camisa 10 foi um dos que não abandonaram a equipe no rebaixamento, assim como Buffon, Camoranesi, Nedved, Legrottaglie, Chiellini e David Trezeguet.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.