Equipe olímpica ucraniana pede paz após violentos distúrbios em Kiev
Kiev, 19 fev (EFE).- A equipe olímpica da Ucrânia que compete nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi fez uma chamada nesta quarta-feira a favor da paz após os violentos distúrbios que já causaram a morte de mais de 20 pessoas nas ruas de Kiev.
“Estamos consternados pelos fatos ocorridos em Kiev. Pedimos paz e entendimento mútuo. Vamos começar a dialogar para que possamos ouvir uns aos outros e impedir um maior derramamento de sangue”, diz o comunicado postado no site do Comitê Olímpico Ucraniano.
Os esportistas ucranianos, que solicitaram ao COI a possibilidade de usar braceletes negros em sinal de luto, expressaram suas condolências pela morte de seus compatriotas.
“Acreditamos na sabedoria e na unidade do povo ucraniano. Acreditamos que juntos podemos conservar a paz e achar uma saída para atual situação”, aponta.
Além disso, os atletas prometeram que em Sochi farão “tudo o que foi possível para que a bandeira ucraniana ondeie sobre o pódio olímpico” e que em homenagem a suas vitórias “seja ouvido o hino da Ucrânia”.
Até agora, os esportistas ucranianos só conquistaram uma medalha em Sochi: o bronze de Vita Seremenko no biatlo (7,5 quilômetros).
O presidente do Comitê Olímpico Ucraniano, o ex-atleta do salto com vara Serguei Bubka, também fez nesta manhã uma chamada à negociação e à cessação da violência, em nome da trégua olímpica. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.