Espanhol bate recorde de ascensão e descida do monte Aconcágua, na Argentina
Redação Central, 23 dez (EFE).- O montanhista espanhol Kilian Jornet conseguiu nesta terça-feira o tempo mais rápido já registrado – 12 horas e 49 minutos – na ascensão e descida do monte Aconcágua, a montanha mais alta das Américas (6.962 metros de altitude), situada na província de Mendoza, na Argentina.
Com a marca, Jornet bateu o recorde de ascensão e descida da via normal, ao baixar em quase três horas o tempo do português Carlos Sá, que levou 15 horas 42 minutos para fazer o mesmo em 2013.
Com saída e chegada em Horcones, Jornet cobriu a distância de 59,85 quilômetros e superou 3.962 metros de desnível na montanha mais alta da Américas.
“Estou realmente muito feliz por ter conseguido completar este desafio. Foi muito difícil, sobretudo a partir dos 6.500 metros, onde senti o efeito da altitude”, declarou Kilian Jornet após concluir o desafio em sua segunda tentativa, depois de ter fracassado na primeira há poucos dias.
O recorde no Aconcágua faz parte do projeto que Kilian Jornet, de 27 anos, iniciou em 2012 com o objetivo de tentar bater os recordes de ascensão e descida das principais montanhas do planeta.
Os desafios já realizados foram o Mont Blanc (4.810 m), na fronteira entre França e Itália; o Matterhorn (4.478 m.), na fronteira entre Suíça e Itália; o Elbrus (5.642 m.), na Rússia, e o McKinley (6.186 m.), no Alasca. Para 2015, Jornet tentará a ascensão do Everest (8.848 m.), na cordilheira do Himalaia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.