Esporte no cinema: relembre sete filmes que marcaram presença no Oscar

  • Por Jovem Pan
  • 21/02/2015 11h26

Sete filmes de esporte que marcaram presença no Oscar

Montagem: Divulgação Sete filmes de esporte que marcaram presença no Oscar

A 87ª edição do Oscar será neste domingo (22), às 23h (de Brasília), e a maior cerimônia de premiação mundial do cinema também já deu espaço para grandes filmes do esporte mundial. Nesta lista, vamos relembrar sete longas-metragens que fizeram sucesso entre os aficionados por modalidades e atletas.

– Ídolo, Amante e Herói (1942):

Ídolo, Amante e Herói trata da história real de Lou Gehrig (Gary Cooper), jogador de beisebol do New York Yankees, que torna-se um ídolo da equipe e, mais tarde em sua carreira, faleceu com esclerose lateral amiotrófica (também conhecida como doença de Lou Gehrig), uma doença neurodegenerativa fatal, que é caracterizada pela degeneração dos neurônios motores. O filme foi indicado a 11 categorias do Oscar e ganhou em Melhor Edição.

– Rocky (1976):

O famoso filme quase dispensa maiores descrições. Na película, Sylvester Stallone interpreta Rocky Balboa, um boxeador da Filadélfia que acaba ganhando uma chance de disputar o título máximo da modalidade. Rocky ganhou o prêmio de Melhor Filme, de Melhor Diretor (John G. Avildsen) e de Melhor Edição (Richard Halsey e Scott Conrad), e foi indicado em outras sete categorias.

– Menina de Ouro (2004):

O filme conta a história de Frankie (Clint Eastwood), um treinador de boxe que está magoado com o afastamento de sua filha e que leva uma vida fechada, e de Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma garota que tem muito talento para ser pugilista, mas Frankie não aceita treinar a moça de início, mas depois acaba se rendendo à persistência demostrada pela menina.  O longa-metragem ganhou Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor (Clint Eastwood), Melhor Atriz (Hilary Swank) e Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman), além de ter sido indicado em outras três categorias.

– Invictus (2009):

Invictus é estrelado por Matt Damon, que interpreta François Pienaar, capitão da seleção sul-africana de rugby, e Morgan Freeman, que interpreta Nelson Mandela, presidente recentemente eleito da África do Sul. O líder do país sabe que a nação é dividida em termos raciais e econômicos, por conta dos resquícios do apartheid, e utiliza a seleção nacional de rugby, modalidade bastante popular no país, para unir a população. O filme não ganhou Oscar, mas foi indicado nas categorias de Melhor Ator (Morgan Freeman) e Melhor Ator Secundário (Matt Damon).

– Um Sonho Possível (2009):

O filme conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), ou Big Mike, um jovem negro que era filho de uma mãe viciada em drogas e que não tinha onde morar. Em determinado dia, o menino, que tinha talento para esportes, é avistado por Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), que oferece uma moradia a Oher e, mais tarde, com apoio da família, que dá suporte para ele jogar futebol americano, ele supera os problemas e, mais tarde, torna-se um astro da National Football League (NFL), liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos. O filme, baseado em uma história real, ganhou o Oscar de Melhor Atriz (Sandra Bullock) e também foi indicado na categoria Melhor Filme.

– O Homem que Mudou o Jogo/Moneyball (2011):

O filme trata de Billy Beane (Brad Pitt), gerente geral do Oakland Athletics, time da Major League Baseball (MLB), profissional contratado para tentar formar um time competitivo para a temporada 2002 mesmo com um orçamento bastante limitado. Beane então utiliza uma forma avançada de estatísticas para contratar jogadores e revoluciona o mundo do beisebol. Foi indicado para seis categorias do Oscar, entre elas a de Melhor Filme e Melhor Ator Principal (Brad Pitt), mas acabou não ganhando as estatuetas.

– Foxcatcher (2014):

Foxcatcher conta a história de Mark Schultz (Channing Tatum), americano campeão olímpico de luta greco-romana, que é ‘seduzido’ por um milionário chamado John du Pont (Steve Carell), apaixonado pelo esporte que quer fundar sua própria equipe, a ‘Foxcatcher’, para se aprimorar e disputar o mundial da categoria, mas a personalidade forte de John du Pont acaba levando Mark a trilhar um caminho perigoso. O filme, indicado para cinco categorias do Oscar 2015: Melhor Ator (Steve Carell), Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo), Melhor Diretor (Bennett Miller), Melhor Maquiagem (Bill Corso e Dennis Liddiard) e Melhor Roteiro Original (E. Max Frye e Dan Futterman). 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.